Título: A Esperança
Título Original: Mockingjay
Autor (a): Suzanne Collins
Editora: Rocco
ISBN: 9788579800863
            Páginas: 424
Edição: 1
Acabamento: Brochura

Depois de sobreviver duas vezes à crueldade de uma arena projetada para destruí-la, Katniss acreditava que não precisaria mais de lutar. Mas as regras do jogo mudaram: com a chegada dos rebeldes do lendário Distrito 13, enfim é possível organizar uma resistência. Começou a revolução. A coragem de Katniss nos jogos fez nascer a esperança em um país disposto a fazer de tudo para se livrar da opressão.

E agora, contra a própria vontade, ela precisa assumir seu lugar como símbolo da causa rebelde. Ela precisa virar o Tordo. O sucesso da revolução dependerá de Katniss aceitar ou não essa responsabilidade. Será que vale a pena colocar sua família em risco novamente? Será que as vidas de Peeta e Gale serão os tributos exigidos nessa nova guerra? Acompanhe Katniss até o fim do "thriller", numa jornada ao lado mais obscuro da alma humana, em uma luta contra a opressão e a favor da esperança.


Depois de fugir da arena no Massacre Quartenário, Katniss encontra-se no distrito 13, local que julgava estar destruído e abandonado. Sem Peeta – que foi pego pela Capital no momento da fuga – e com lembranças dolorosas e perturbadoras, nossa protagonista não parece levar sua vida com normalidade, mas com muitos problemas psicológicos e restrições. Contudo, o que o Distrito 13 esperava de Katniss, era que se recuperasse o suficiente para tornar-se o símbolo da revolta contra capital e inspirar os rebeldes em todos os distritos.
Com ataques constantes aos Distritos que já haviam se juntado à causa, Katniss não suportava mais estar parada, permitindo que pessoas morressem e fossem controladas pela capital, aceitando então, o papel de suma importância: O Tordo.
Entretanto, mal sabiam os rebeldes que seu Tordo não era quem comandava os ataques, os resgates e construía planos para acabar com a capital. Katniss somente era uma imagem que não tinha consciência de quase nenhuma providencia que Coin – a presidente do Distrito 13 – e seus auxiliares, tomavam. No escuro e ciente de que Peeta estava sendo maltratado pela Capital, a protagonista resolve lutar realmente pelo fim da Capital, mesmo que isso significasse arriscar sua vida.
Todas as artimanhas dos dois livros anteriores voltam à tona para o terceiro: Revolta, ataque, mentiras, perda, dor, alívio, confusão, bestantes, arena e Morte. Agora a Arena se estendera por toda Panem: não havia mais limite, não havia mais regras. Os mais brutais Jogos Vorazes, estavam apenas começando.

Não há como falar muito de A Esperança sem dar spoilers, mas prometo tentar.
Não consegui gostar tanto de Jogos Vorazes e Em Chamas, quanto gostei desse livro. Talvez, por eu ter ciência de que Suzanne Collins poderia ter nos apresentado os dois primeiros volumes, melhores, com uma escrita que fizesse jus à história e com a transmissão de sentimentos mais intensos. Mas o terceiro livro trouxe tudo o que a autora deixara para trás, surpreendendo-me ao máximo.
O começo da obra é realmente monótona, mas conforme se segue, nos vemos novamente dentro de aventuras sem fins, perigos inesgotáveis que fazem nosso coração pular em inúmeras cenas. Mas como saber quando realmente um personagem morre? Essa foi a minha maior dificuldade. Nenhum personagem ali tem vale-vidas, o que deixa a trama surpreendente e isenta de clichês. Então você nunca pode saber quando algum personagem vai nos abandonar, o que – infelizmente – é bastante freqüente.
Os personagens de Suzanne são únicos e concretos, além de reais. Perde-los ou vê-los sofrer é como uma tortura para seus leitores, uma tortura que continua a doer mesmo depois meses, anos...
Vou sentir falta de inúmeros integrantes, tanto quanto sempre sentirei falta de Rue, nossa querida Rue. Dar-lhes adeus, é difícil, ainda mais quando eles nos são tirados de forma abrupta, mas é algo que precisamos nos acostumar.
Os capítulos são rápidos no final, com muitos acontecimentos, muitas informações, e, como nunca antes feito pela autora: com exagero de emoção. Sentir-se no lugar de Katniss nunca foi tão fácil e doloroso.
Mas foi seu final que mais me deixou pasma. Um final tão bem concluído, tão esperado – e ao mesmo tempo inesperado –, sem “furo” algum, e que concedeu à maioria dos leitores uma paz interior.
Nunca me deparei com um Epílogo tão bem construído e satisfatório. Enfim, a frase “Que os Jogos comecem” acabou para mim, mas meu amor pela trilogia, nunca acabará.

Primeiro Parágrafo:
"Olho para os meus sapatos, observando a fina camada de cinza impregnar o couro gasto. Era aqui que ficava a cama que eu dividia com a minhã irmã Prim [...]"
Melhor Quote:
"Direi à eles que nas manhãs desagradáveis, é impossível sentir prazer em qualquer coisa que seja, porque temo que essa coisa me possa ser tirada.  É quando faço uma lista em minha cabeça com todos os atos de bondade que já vi alguém realizando. É como um jogo. Repetitivo. Até um pouco entediante após mais de vinte anos. Mas há jogos muito piores do que esse."


8 Comentários

  1. Hey flor!
    Olha estou adiando a minha leitura, a um bom tempo!
    pena mesmo!
    Assim que comecei a ler o primeiro livro, não fui muito com a cara da Katniss, a achava muito chatinha e tal, ainda mais a sua dúvida entre esses 2 garotos lindos né? Já o segundo livro, me surpreendeu bastante, ficava aflita com ela e o Peeta e aquele final? Hoje peguei no livro A Esperança fiquei olhando e pensei, vai ser você! rs' Espero que surpreenda como te surpreendeu, já vi pessoas falando que gostaram do final, mas depois de ler em partes (com medo de pegar Spoilers) fiquei bem curiosa para ler o desfecho!
    Parabéns pela resenha e pelo blog que está muito fofo!

    Beijão
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia sim, Thais! Eu me surpreendi mesmo com o final bem elaborado, não esperava isso da autora!
      E obrigada! Fazemos o que podemos para melhorar o blog :)

      Beijos, Lê Lançanova
      Equipe Palácio de Livros

      Excluir
  2. Oi,
    Gostaria tanto de ler Jogos Vorazes. A maioria das opiniões sobre este livro são positivas e ele me parece muito interessante.
    Beijos
    Yasmin
    deitadosnagrama.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Li várias resenhas positivas sobre Jogos Vorazes, mas distopia não é a minha praia.

    Das resenhas que li, o livro que o pessoal menos gostou foi esse.

    Bjo.

    ResponderExcluir
  4. Eu preciso encarecidamente desta série! Vou ficar louco, louco de pedra!!
    Sua resenha está ótima. Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Eu li a trilogia e amei. Esse livro é muito bom com uma conclusão muito satisfatória da trilogia. katness é uma personagem marcante.
    Bjs

    entrepaginasesonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Eu adorei a Trilogia *-* li tudo em 2 dias *-* Uma das melhores séries que eu já li.
    beijos

    ResponderExcluir
  7. Ainda não li nada da Trilogia, mas tenho muita curiosidade!

    ResponderExcluir

.