Livro: P.S. Eu Te Amo
Título original: P.S. I love you
Autor (a): Cecilia Ahern
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581630625
Ano: 2012
Edição: 1
Páginas: 368

Sinopse:
Gerry e Holly eram namorados de infância e ficariam juntos para sempre, até que o inimaginável acontece e Gerry morre, deixando-a devastada. Conforme seu aniversário de 30 anos se aproxima, Holly descobre um pacote de cartas nas quais Gerry, gentilmente, a guia em sua nova vida sem ele. Com ajuda de seus amigos e de sua família barulhenta e carinhosa, Holly consegue rir, chorar, cantar, dançar e ser mais corajosa do que nunca.



  
   Depois de ótimos quinze anos de casamento, Holly se vê viúva e perdida. Gerry, seu marido e eterno amante havia morrido de câncer, e não havia deixado nada mais além de dolorosas lembranças.
   Como se recuperar dessa tragédia? Como viver, sendo que seu estímulo se fora? Meses depois, Holly recebe as cartas que Gerry havia escrito antes de morrer, e descobre que teria que seguir cada pedido apresentado pelo amor de sua vida. Era o único modo de conseguir seguir os seus dias, encarar a vida. 
   Cada carta só poderia ser aberta no mês planejado por Gerry, e Holly amou a idéia de senti-lo por mais tempo. Alguns pedidos foram fáceis, outros, difíceis demais, mas Holly sempre procurou cumpri-los. E foi assim que se aproximou de sua família, conheceu novas pessoas, arrumou um novo emprego. E, no entanto, nada poderia trazê-lo de volta, nada poderia deixá-la menos solitária e desamparada, ninguém poderia fazê-la sorrir além de chorar, nem amar novamente. Ou sim?

   As primeiras características que observei em PS Eu Te Amo foram sua narração e linha temporal. Afinal, Cecilia Ahern – mesmo sendo uma jornalista – tinha somente 21 anos quando escreveu este Best-seller, mas demonstrava ter a experiência de uma pessoa com muitos anos nas costas. 
   Os personagens foram muito bem criados e desenvolvidos, e o cotidiano de Holly foi baseado na realidade com exatidão. A própria protagonista se demonstrou diferente das demais, peculiar, forte e sensível, e, de qualquer modo conquistou minha simpatia. Só acredito que Gerry não foi bem apresentado aos leitores. Holly chorava por um homem que conhecíamos superficialmente, enquanto no filme, pudemos compreender o gênio daquele Gerry, seus momentos de fúria e de amor. 
   Faltou emoção? Definitivamente não. Meus sentimentos acompanhavam os da protagonista e entravam em conflito durante toda a leitura. PS Eu Te Amo só não é feito por Nicholas Sparks, que induz o leitor a chorar o livro inteiro, sendo este o único atrativo. A autora soube exatamente a hora de “tocar na nossa ferida” e o momento de fazer-nos sorrir. 
   Fiquei muito satisfeita com esse livro. Ele não conseguiu me incomodar em nenhum sentido. A própria estética do livro ficou perfeita. A Editora Novo Conceito usou o papel certo, a fonte de letra apropriada e acertou em colocar desenhos e detalhes por todo livro. 
   A história do livro certamente é bem diferente da apresentada pela adaptação; principalmente seu final, que me concedeu paz interior – e me surpreendeu também. PS Eu Te Amo consegue um equilíbrio perfeito: é um livro que utiliza clichês, mas também os abole; é um livro que nos faz chorar e rir; é um livro um tanto cansativo – mais pelas “coisas” que a Holly passa – e ao mesmo tempo, “limpo” e de fácil leitura. 
   Indico PS Eu Te Amo para todos que procuram um livro satisfatório, que carregue lições, e nos faça admirar nossa vida de outra forma. É um livro certeiro: por mais que, em algumas ocasiões, o livro possa incomodá-lo, este ainda terá mais pontos positivos e valerá a pena. A história de Holly e Gerry é uma daquelas que o deixa pensativo quando acaba de ler, e faz doer o coração. Amei, sem duvidas.
Primeiro parágrafo do livro:
"Holly segurou a blusa de lã azul perto do rosto e imediatamente sentiu o perfume familiar, um pesar forte revirando seu estômago e pressionando seu peito. [...]"
Melhor Quote: 
"Ela havia recebido um presente maravilhoso: a vida. Às vezes, a vida era interrompida cedo demais, mas o que contava era o que a pessoa fazia com ela, não o tempo que durava."


19 Comentários

  1. Sooou louca para ler esse livro *-* está na minha listinha!
    somundomeu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oie :)

    Nossa sou doidinho nesse livro não vejo a hora de lê-lo logo , ainda mais depois da sua resenha , beijos !!

    euvivolendo.blogspot.com ( comenta lá :D )

    ResponderExcluir
  3. Não sei porque estou enrolando para ler este livro. Cecelia Ahern é uma das minhas autoras favoritas e já li várias resenhas elogiando o livro. Talvez porque eu não lide tão bem com o luto e tenha um pouco de receio do livro mexer "onde não deve". rs
    Mas ainda vou ler (tenho ele aqui na estante, esperando...).
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Assisti o filme e me emocionei bastante!
    Já tinha percebido por outras resenhas que li, que o livro possui outra vertente. Algumas pessoas até comentaram que o livro é engraçado, vc achou isso também?
    Tenho muita curiosidade em conhecer a escrita da Cecelia, ;)

    ResponderExcluir
  5. O livro é realmente maravilhoso, a história em si é emocionante, já vi o filme e também é incrível.

    ResponderExcluir
  6. Eu adoro essa autora e acho que ela sempre consegue emocionar! Ainda não li P.S eu te amo mas está na minha lista porque adoro um clichezinho de vez em quando pra intercalar com leituras mais densas :)
    Eu ainda nao vi o filme também, mas isso porque quero ler o livro primeiro, criar minha própria imagem dos personagens, etc ^^

    (desconstruindoaspalavras.blogspot.com.br)

    ResponderExcluir
  7. Adoro esse história, é a segunda melhor dela pra mim. Linda, divertida e sarcástica em algumas partes de um jeito até triste e muito comovente. Eu adorei a leitura e sempre recomendo. Muio fofo esse livro.

    ResponderExcluir
  8. Parece um livro muito legal, mas não tenho vontade nenhuma de ler ele, nunca fui com a cara do livro kkkkk'

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Não posso dar realmente uma opinião sobre o livro pois ainda não o li, sobre o filme vi ele no ano passado e sinceramente não achei lá essas coisas, foi uma história boa, mais não achei lá essas coisas. Por isso não me interessei muito em ler o livro e me perguntei se valeria realmente a pena, como vc disse é um livro "satisfatório" e no momento quero algo mais do que isso.

    P.S. Amei o segundo quote! :)

    ResponderExcluir
  11. Oi!

    Eu vi o filme e gostei demais. É um dos meus prediletos. Estou louca pelo livro, mas por aqui está difícil de achar...rs

    Parabéns!

    ResponderExcluir
  12. Eu vi o filme no cinema, sai de lá com a cara super inchada de tanto chorar. Achei lindo! Ainda não li o livro. :/

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Eu sou apaixonada por esse livro!
    EU não acho que o Garry foimal visualizado, eu imagina direitinho o Garry da Holy, esse livro é super emocionante! Com toda certeza emoção é o que não falta, concordo com você a autora soube direitinho dividir os momentos de Holy, os momentos alegres! Foi um dos melhores romances que li ano passado!

    Beijão
    lovesbooksandcupcakes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Ainda nao tive a oportunidade de ler esse livro nao, porem assisti o filme e chorei um pouquinho >< Espero que ele seja tao bom quanto o filme.

    ResponderExcluir
  15. Outro ivro que ja esta na minha meta de leitura pra 2013, quero muito ler o livro primeiro, pra depois ver o filme, quero sentir a emoção de virar página por página , me emocionar , e depois ver se o filme chega aos pés desse maravilhosos livro :) , beijoos

    ResponderExcluir
  16. Adoro a autora e depois desse livro quero ler todos os outros, que já são bem atrativos.
    Essa história é mesmo encantadora e comovente, chorei muito com ela, no livro e no filme. É bem difícil a situação de Holly, mas ver a superação, apesar de dolorosa, é uma lição.

    ResponderExcluir
  17. Já vi o filme e me emocionei, quero muito ler o livro também, uma perda é sempre uma perda, é emociante ver como a Holly faz para tentar superar e seguir em frente, essa história é um exemplo pra muitas pessoas.

    ResponderExcluir
  18. Quero tanto ler esse livro... A capa dele também é maravilhosa!
    Parabéns pela resenha!!

    Beijos.
    Páginas na Estante
    @alyneadriana

    ResponderExcluir

.