Livro: As Violetas de Março 
Título original: The Violets of March
Autor (a): Sarah Jio
Editora: Novo Conceito
Páginas: 304
ISBN: 9788581632223

Emily Taylor é uma mulher jovem e escritora de sucesso, mas não gosta muito de seu próprio livro. Também tem um casamento que parece ideal, no entanto ele acabará em divórcio.Sentindo que sua vida perdeu o propósito, Emily decide fazer as malas e passar um tempo em Bainbridge — a ilha onde morou quando menina — para tentar se reorganizar. Enquanto busca esquecer o ex-marido e, ao mesmo tempo, arrumar material para um novo — e mais verdadeiro — livro, um antigo colega de escola e o namorado proibido da adolescência tornam-se seus companheiros frequentes. Entretanto, o melhor parceiro de Emily será um diário da década de 1940, encontrado no fundo de uma gaveta. Com o diário em mãos, Emily sentirá o estranhamento e a comoção causados pela leitura de uma biografia misteriosa que envolve antigos habitantes da ilha e que tem muito a ver com sua própria história. Assim como as violetas que desabrocham fora de estação para mostrar que tudo é possível, a vida de Emily Taylor poderá tomar um rumo improvável e cheio de possibilidades.

    A vida de Emily Wilson não poderia estar mais bagunçada: depois de escrever um best-seller e fazer fama como escritora, ela vem sofrendo há anos de um bloqueio criativo. Além disso, acabou de descobrir que seu marido, Joel, com quem pensava ter o casamento perfeito, está pedindo o divórcio e a trocando por uma mulher anos mais nova. Perdida e desolada, Emily é incentivada pela melhor amiga a passar algumas semanas da ilha de Bainbrigde Island, um lugar tranqüilo e pacífico onde passou muito verões quando criança.
   É lá que mora sua tia Bee, e, ao chegar à casa da tia, Emily não fazia idéia de como sua vida estava para mudar: durante o mês de março que está visitando seu antigo santuário, ela encontra um velho diário, com uma história que vai lhe dar uma chance de esperança, recomeço e felicidade. Emily inicialmente pensa que a história é uma ficção, mas, com o passar dos dias, ela vai juntando fatos, fotos e o comportamento de seus novos amigos, e a história lhe parece cada vez mais real. Ademais, a escritora conhece Jack, um vizinho o qual nunca tinha prestado muita atenção na infância, e é perto dele que sente seu coração começar a bater forte outra vez...

    É impossível colocar em palavras o quanto esse livro me envolveu. A narração da autora é do tipo difícil de encontrar: ela consegue narrar com maestria o presente e o passado, sem fazer confusão, adicionando suspense, romance e mistério na medida exata. A história do livro nos cativa, e, apesar de não ter esperado tanto da história no início da leitura, acabei por ter uma maravilhosa surpresa.
   A maneira que Sarah Jio criou a trama e soube desenvolvê-la foi genial, sabendo amarrar perfeitamente os fios soltos que ficaram ao longo da leitura e, acima de tudo, surpreendendo o leitor com o desfecho. É difícil escolher entre a história de Emily e a de Esther, a dona do diário, mas preciso dizer que todo o romance da segunda me encantou de jeito imaginável. Emocionei-me, dei gargalhadas, senti arrepios e muita tristeza em cada fase do livro, sofri com tudo que Esther passou e adorei como Emily cresceu durante o livro.
   O início da história talvez tenha sido um pouco arrastado, mas lhe garanto algo: ao final do livro, todos os pequenos detalhes que ficaram um tanto vagos no decorrer da história ou a facilidade incomum de Emily de superar tão facilmente o casamento acabado não vão contar. O livro é tão bom que ultrapassa todos essas falhas minúsculas.
   O trabalho de diagramação da Editora Novo Conceito ficou espetacular, e a dedicação que eles gastaram na divulgação foi surpreendente. Eu simplesmente amei a capa, que reflete a história de um jeito lindo – ah, um detalhe para as violetas! Elas terão um papel emocionante na história –, o vaso com as sementes de violeta para plantar e a bolsa que todos os parceiros receberam só deram um clima a mais à história, de uma maneira belíssima. 
    Recomendo a história a todos, até por que acredito que seja impossível não gostar dela. As Violetas de Março se tornou um dos meus livros favoritos, e espero ansiosamente o próximo lançamento da autora aqui no Brasil.

Primeiro parágrafo do livro:
"– Creio que é isso – disse Joel, inclinando-se para a porta do nosso apartamento. Seus olhos percorriam o local como se ele estivesse tentando memorizar cada detalhe do imóvel de dois andares da virada do século em Nova York, que compramos juntos havia cinco anos e reformamos, em tempos mais felizes."
Melhor quote:
"Eu estava começando a ter a sensação de que as pessoas na ilha estavam todas envolvidas em um grande segredo - o qual ninguém tinha qualquer intenção de compartilhar comigo."


13 Comentários

  1. Ótima resenha, Gabi!
    Quero muito ler As Violetas de Março. É uma das minhas metas de maio!
    Beijo.

    ResponderExcluir
  2. Ameii sua resenha, ganhei o livro numa promoção de um blog e mal posso esperar pra começar a leitura, já vi algumas resenahs dele e todos foram muito mais que positivas, já vi vários comentários de que não tem como não se envolver e gostar do livro ,a capa dispensa comentários de tão linda *-*

    ResponderExcluir
  3. Eu estou afim do livro desde o circuito da Novo Conceito, me apaixonei pela sinopse!!! Os comentários sobre o livro são bons, e espero me envolver na leitura como você. Tenho bastante expectativa com ele.

    ResponderExcluir
  4. Aw li esse livro e adorei *-* Apesar que no começo tava bem chatinho e enrolando demais. Também concordo com a diagramação! Ficou divinamente perfeita *-*

    ResponderExcluir
  5. Parece mesmo um livro muito bom. Adoro livros que envolvem diario, acho que tem uma coisa de muito especial neles ^^

    ResponderExcluir
  6. Eu acho essa capa linda, e a história emocionante!
    A cada resenha que leio me apaixono mais ainda pelo livro.
    Ana.

    ResponderExcluir
  7. Oi!
    Ainda não peguei esse para ler, mas pelo visto vou adorar.
    Fiquei ainda mais curiosa! rs

    BjO
    http://the-sook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Eu já tinha visto a sinopse dele em outro lugar e já tinha gostado. Com a sua resenha deu mais vontade de ler. Fora que a frase que tem na capa é muito linda.

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Achei a capa desse livro é linda, vi em uma livraria ontem e adorei! Sua resenha está ótima,mas uma resenha que leio positiva sobre o livro! É muito bom saber, que as autora não nos deixa confuso quando narra situações do passado! Odeio quando fico perdida! Com toda certeza este livro estára na minha listinha!!

    Beijos,Tahis.
    lovesbooksandcupcakes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Nossa, não tinha pretensões de ler não, mas depois de toda essa emoção na sua resenha, pensando seriamente em ler.
    Corro de histórias sobre mulheres separadas desde que li Melancia. Mas não custa arriscar, não é?

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. é muito bom esse livro não é? Adorando as resenhas, querendo muito ler o meu pra ver se vou gostar também. A história é muito linda!

    ResponderExcluir
  12. Mais uma trama com 2 tramas em 1, ;)
    Violetas de Março tem recebido muitos elogios e estou curiosa para conhecer a escrita da Sarah.
    A capa é linda!

    ResponderExcluir
  13. nossa amei esta resenha!já estou curiosa pra ler o livro inteiro!

    ResponderExcluir

.