Livro: Poseidon
Título original: Of Poseidon
Autor (a): Anna Banks
Editora: Novo Conceito
Páginas: 288
ISBN: 9788581633152
Sinopse: Além da beleza fora do comum, com seu cabelo quase branco e seus olhos cor de violeta, Emma chama a atenção por ser um pouco desajeitada. Ela não se sente muito à vontade em lugar nenhum… e não sabe que sua misteriosa origem é a fonte dessa sensação. Galen, príncipe dos Syrenas, vasculha a terra procurando uma garota especial, capaz de se comunicar com os peixes — e que poderá salvar seu reino. Quando ele se encontra com Emma, a conexão é imediata: embora não saiba, Emma parece ter o dom que Galen procura. Mas, então, por que ela não conseguiu salvar sua melhor amiga do ataque do tubarão? Cabe ao príncipe convencer a teimosa Emma a enfrentar sua real natureza e aceitar o desafi o. E nada pode impedi-lo de alcançar seu objetivo.
SÉRIE "O LEGADO DE SYRENA"
    1.  Poseidon
    2.  Of Triton
    3.  Of Neptune

   O primeiro livro da série "O Legado de Syrena", Poseidon, de Anna Banks, é sobre uma charmosa história de amor envolvendo mistérios, mitologia e aventura. Uma ficção para o público jovem, já tem três livros publicados no exterior, além de dois contos extras sobre o universo da estória. 

   Emma é como qualquer garota adolescente, isto é, até esbarrar em um lindo estranho na praia, durante suas férias na costa da Flórida – apesar de sentir uma estranha atração instantânea pelo rapaz, a garota não dá ao fato muita importância. O que ela não sabe, contudo, é que ele é Galen, o príncipe de uma espécie mitológica, os Syrenas (que podem ser traduzidos como uma espécie de “sereias”), e está no continente em uma busca especial. Ele procura uma garota que, segundo relatos, possui o Dom de Poseidon, – o dom de se comunicar com animais marinhos – e suspeita que a tenha encontrado. Quando uma tragédia repentina atinge a vida de Emma, contudo, aproximar-se pode não ser tão fácil. 
   Galen consegue descobrir aonde Emma mora, e não demora muito para segui-la e se matricular no colégio onde estuda. Ele precisa ter certeza de que está atrás da pessoa certa, mas, ao mesmo tempo, tem muitas suspeitas – se ela for uma Syrena, como conseguiu viver na terra por tanto tempo? E por que seus cabelos são loiros, quase brancos, quando todo Syrena apresenta cabelos escuros? 
    Em meios as dúvidas, mas ainda determinado a descobrir a verdade sobre Emma, é aos poucos que os dois vão se conhecendo, e, com isso, se envolvendo mais profundamente do que deveriam. Galen, entretanto, guarda segredos sobre os verdadeiros motivos que o levaram a procurar a descendente de Poseidon, e como isso pode afetar não somente a ambos, mas a todo o reino dos Syrenas.

    Poseidon é narrado parte em primeira pessoa, por Emma, e parte em terceira pessoa, quando descreve os acontecimentos pela perspectiva de Galen. Particularmente, gosto muito desse tipo de narração, já que é possível a nós, leitores, entender ambos os lados da história, não ficando limitados a apenas uma perspectiva. O livro, que possui 26 capítulos distribuídos em 285 páginas, não é extenso, e é tipicamente uma “leitura rápida”. Já no início da obra somos envolvidos de maneira tão repentina no universo narrado, que é difícil pausar a leitura. 
    Os personagens principais têm algo em torno dos 18 anos, e, deste modo, é claro que o universo mais jovem não foi deixado de lado. Emma é a típica garota insegura, desastrada e nada vaidosa, mas que na realidade é muito bonita. Ela possui um temperamento forte e é muito teimosa, contudo, e, agora que conheceu Galen e os mistérios que cercam sua verdadeira origem, precisa aprender a lidar com o fato de possivelmente não ser humana – e, sobre isso, o fato de estar se apaixonando pela primeira vez. 
   Galen, por sua vez, é um príncipe de Tritão, e não consegue deixar de lado o fato de ter tido, desde sempre, tudo o que sempre quis. Ao mesmo tempo que possui um gênio forte, ele é protetor, carinhoso e extremamente leal a seu povo – todas essas qualidades são mais do que o suficiente para deixar Emma (e várias leitoras, aposto!) apaixonada(s) por ele. O resultado dos dois personagens serem orgulhosos e decididos, por fim, são diálogos hilários e discussões acirradas, com ambos discordando um do outro a todo o momento. 
    A narração informal, porém, mesmo que engraçada, se tornou incômoda depois de algumas páginas. É claro que isso é mais do que uma preferência pessoal do que uma regra, mas acredito que Banks tentou deixar algumas situações mais descontraídas, e isso prejudicou um pouco o entendimento dos fatos. Em várias partes não entendi exatamente o que estava acontecendo e precisei voltar e ler novamente – e, ainda sim, fiquei sem entender nada. 

     Apesar de ter gostado muito da história, no decorrer da leitura é clara a existência de alguns problemas no enredo. Há uma certa inconsistência na narração, e é possível sentir que alguns fatos foram apenas “jogados”, sem nenhuma explicação ou, claramente, apenas para preencher páginas. Preciso afirmar que me senti, durante boa parte da leitura, frustrada, constantemente esperando para saber que rumo a história tomaria, quando nada aconteceu. Além disso, o modo como Banks encerra o livro é um tanto decepcionante, já que termina exatamente onde – finalmente – alguma ação ocorreria ou fatos seriam explicados. 
   Mesmo assim, Poseidon é um livro que possui uma premissa interessante e, em termos, original. Nunca havia lido nada sobre sereias, e por isso me interessei bastante pela estória. A autora brinca um pouco com a mitologia, então, não inicie a leitura esperando algo fiel às histórias antigas – creio, na realidade, que há várias divergências com essas –, mas, ainda sim, Poseidon possui fatos interessantes e um desenvolvimento da nova espécie bem elaborado. 
    "Então, é um bom livro?" Deixe-me explicar...
    Li o livro rapidamente, e terminei ansiosa para saber mais sobre a história, por isso, afirmo que não é um livro ruim. O problema é que, no geral, apenas não é ótimo devido a frustração que induz ao leitor – provavelmente metade do livro foi apenas “enrolação”, cheio de cenas que não terminavam em lugar nenhum. Isso me deixa um pouco receosa com a continuação: o gancho para a sequência é enorme, mas temo que, novamente, só forneça meias respostas e não dê sequência à premissa da estória, que é extremamente interessante.
    Preciso dizer que, por mais que Emma e Galen formem um belo casal, alguns personagens secundários merecem destaque. Toraf, o melhor amigo do príncipe, é um deles, e conseguiu roubar completamente a cena aonde quer que aparecesse. Rayna, a irmã gêmea de Galen e por quem Toraf é apaixonado, também é cômica, mesmo que possa irritar o leitor com algumas de suas atitudes. 
    A Editora Novo Conceito fez um trabalho excepcional com a diagramação do livro, que é cheia de detalhes e possui, em todas as páginas, algum adereço. A capa, que é igual a original, também merece destaque, sendo uma das mais bonitas, em minha opinião, entre as lançadas nesse ano. Não encontrei nenhum erro de revisão e ortografia, e, mesmo no geral possua alguns trechos bem confusos, acredito que eles não sejam devidos à tradução, mas sim à maneira que a obra foi escrita.
     Se vou continuar a série? Sim. Mesmo que diferente do que eu havia imaginado, a premissa é intrigante o suficiente para me manter ligada à história, e ainda há bastante por vir. Espero, contudo, um amadurecimento – tanto do enredo quando dos personagens – e estou curiosa para saber mais sobre a continuação. 

Primeiro parágrafo do livro: 
"Dou de cara com ele como se tivesse sido empurrada. Ele não se move, nem um centímetro. Apesar segura meus ombros e espera. Talvez ele esteja esperando que eu reúna meu orgulho. Espero que ele tenha o dia todo para isso."
Melhor quote:
"– Parecia real.
– Eles são bons em fazer parecer verdade. Alguns seres humanos passam a vida toda fazendo algo que não é o que parece ser."
   
  


8 Comentários

  1. Mesmo com os erros acho que vale a pena dar uma olhada se esbarrar com ele por aí... Mas é uma pena quando o livro tem tudo pra ser ótimo e nos decepciona bom algum(s) motivo(s). :/

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem? Gostaria de saber se já há data para lançamento das sequências de Poseidon, Tritão e Netuno?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      A Editora Novo Conceito ainda não se pronunciou sobre o assunto, mas, acredito que o segundo livro deve sair lá por outubro aqui no Brasil. Ou, no máximo, no começo do ano que vem.

      Beijos!
      Gabi Prates
      Equipe Palácio de Livros

      Excluir
  3. Bom dia!! Vocês tem informação sobre lançamento das continuações de Poseidon no Brasil, Tritão e Netuno? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Infelizmente, a NC não se pronunciou mais sobre isso :( Não sabemos quando chega o próximo.

      Beijos!
      Gabi Prates
      Equipe Palácio de Livros

      Excluir
  4. Oi vi sua resposta de 2014. Será que eles desistiram de lançar ? Tem notícias ? Obrigada. Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi vi sua resposta de 2014. Será que eles desistiram de lançar ? Tem notícias ? Obrigada. Beijos

    ResponderExcluir
  6. Nossa gostei MT desse livro e quero ler a sequência, mas não consegui encontrar. Eles aí da vão lançar a continuação?

    ResponderExcluir

.