Livro: O Segredo do meu Marido
Título Original: The Husband's Secret
Autor (a): Liane Moriarty
Editora: Intrínseca
ISBN: 9788580574791
Páginas: 368
Sinopse: "Ela virou o envelope. Estava lacrado com um pedaço de fita adesiva amarelada. Quando a carta tinha sido escrita? Parecia velha, como se tivesse sido anos antes, mas não havia como saber ao certo. Imagine que seu marido tenha lhe escrito uma carta que deve ser aberta apenas quando ele morrer. Imagine também que essa carta revela seu pior e mais profundo segredo - algo com o potencial de destruir não apenas a vida que vocês construíram juntos, mas também a de outras pessoas. Imagine, então, que você encontra essa carta enquanto seu marido ainda está bem vivo... Cecilia Fitzpatrick tem tudo. É bem-sucedida no trabalho, um pilar da pequena comunidade em que vive, uma esposa e mãe dedicada. Sua vida é tão organizada e imaculada quanto sua casa. Mas uma carta vai mudar tudo, e não apenas para ela: Rachel e Tess mal conhecem Cecilia - ou uma à outra -, mas também estão prestes a sentir as repercussões do segredo do marido dela. Um romance emocionante, O Segredo do Meu Marido é um livro que nos convida a refletir até onde conhecemos nossos companheiros - e, em última instância, a nós mesmos."

       Um grande sucesso de vendas no exterior, O Segredo do Meu Marido é o quinto livro de Liane Moriarty. Com uma posição de sucesso entre os 10 melhores do ano nas revistas People e Entertainament Weekly, teve os direitos cinematográficos recentemente adquiridos pela CBS – e espero que, em breve, a Editora Intrínseca lance os demais livros da autora aqui no Brasil: porque, sem dúvidas, Moriarty conquistou mais uma fã.

     Nos primeiros capítulos, o livro nos apresenta a vida de três mulheres diferentes, que não possuem a mínima ideia de que seus destinos – seus futuros, e, especialmente, passados – estão interligados. A principal protagonista é Cecila Fitzpatrick, uma mulher que possui, basicamente, a vida perfeita. É mãe de três meninas bonitas e inteligentes, possui uma ótima condição financeira, é uma vendedora de Tupperware de sucesso e, ainda, possui um casamento sólido e feliz com John-Paul.
      Tessa é uma mulher feliz, com um bom casamento e um filho pequeno. Sua empresa de marketing, montada com seu marido e sua prima, está começando a receber destaque – toda sua felicidade rue, é claro, quando sua prima e seu marido revelam que estão apaixonados um pelo outro. E, por fim, temos Rachel, uma senhora de idade. Há mais de 20 anos, Rachel carrega o peso da morte de sua filha mais nova nas costas –  Janie foi assassinada misteriosamente aos 17 anos –, e não consegue seguir em frente com o resto de sua vida sem saber quem é o assassino de sua filha.
     Quando Cecilia encontra em meio aos pertences do marido uma carta destinada a ela, mas que só deve ser aberta na ocasião da morte de John-Paul, a príncipio, pensa não ser nada demais, e, a seu pedido, não a abre. As atitudes incomuns de John-Paul depois de ela ter mencionado a carta, contudo, são o estopim para Cecilia: ela não pode conviver com a dúvida, fantasiando com os possíveis segredos que o envelope guarda. O que Cecilia não imagina, contudo, é que as consequências dessa simples ação podem ser desastrosas, e criar uma ação em cadeia, afetando a vida de diversas pessoas – inclusive, a sua.

     Preciso afirmar que poucas vezes li um livro que consegue, de uma forma simples e direta, ser tão profundo e marcante. Moriarty escreveu uma obra que é essencialmente sobre escolhas e as consequências que tais acarretam: até onde você iria para proteger aqueles que ama? E que preço estaria disposto a pagar por isso? Talvez tais perguntas soem clichê para quem as lê, contudo, peço para que não se deixe enganar – O Segredo do Meu Marido é qualquer coisa, exceto clichê.
     A narrativa do livro é em terceira pessoa, mostrando a cada capítulo a vida de uma das três personagens principais. Um dos pontos de destaque da trama é o fato de ela ser alternada entre o passado e presente, sem subestimar o leitor, o desafiando a identificar, a cada parágrafo, aonde a história está, e a montar as peças de tal quebra-cabeça.
    Apesar de a carta de John-Paul ser a premissa inicial da história, tal segredo é revelado quase na metade da leitura. Adianto (como acredito que ficará claro ao ler a história), que o segredo em si não é tão surpreendente, mas consegue deixar o leitor a roer as unhas. O grande gancho do livro é, na realidade, o modo como uma única ação pode ter consequências desastrosas, que ditarão a vida de muitos no futuro. E como ninguém sabe disso ao cometer um ato.

 

     Creio que a autora quis demonstrar, com a sua obra, o modo como as pessoas se comportam. Como cada princípio e resquício de moral que você possui pode ser irrelevante quando colocado contra o destino daqueles que você ama. Nada é cravado em pedra, é a mensagem que o livro passa. Ninguém sabe do que realmente é capaz, até aonde iria, até ser testado aos seus aparentes limites.
     O Segredo do Meu Marido possui, em si, uma dose de realidade que é admirável; nada é forçado, todas as ações são muito cabíveis com o personagem que as toma. É um livro realista, cru, que lida com temas delicados, como culpa, amor, ódio e segredos. No final da obra nem todos são punidos, e, em contrapartida, pessoas inocentes são afetadas e prejudicadas por erros de outrem.
    Me alegrei com cada vitória dos personagens, assim como sofri quando tudo estava desmoronando. Fiquei impressionada com o modo como a autora conseguiu com maestria desenvolver todos os desfechos, por mais que meu coração tenha doído com alguns deles. O final tocante, e o epílogo do livro foi brilhante. Preciso afirmar que, mesmo que eu não tivesse gostado de toda a história anterior, o epílogo teria feito a leitura inteira valer a pena.

"Não vá querer ir longe de mais por um caminho do qual não conseguirá voltar." 

     O design da capa do livro é bonito, mas acaba passando uma impressão errônea sobre o enredo. Gostaria que a editora tivesse investido em alguma outra capa das originais, contudo, ainda vejo um certo nexo da imagem com a história. A diagramação e o design interno são bonitos de um jeito simples, a revisão é bem-feita, e não encontrei nenhum erro de gramática gritante durante a leitura.
    Por fim, posso afirmar com convicção que é uma das melhores leituras do ano até agora, quiçá a melhor. Talvez, não seja um livro que agradará a todos, mesmo que o público-alvo seja diversificado. Estou certa, entretanto, de que O Segredo do Meu Marido não seja uma obra de meio termos: ou você irá odiá-lo, ou, assim como eu, esse livro será um dos melhores que você já leu.

Primeiro parágrafo do livro: 
"Foi tudo por causa do Muro de Berlim."  
Melhor quote:
"Nenhum de nós conhece todos os possíveis cursos que nossas vidas poderiam ter tomado. E provavelmente é melhor assim. Alguns segredos devem ficar guardados para sempre. Pergunte a Pandora."

 
 


21 Comentários

  1. Oi Gabi!
    Engraçado que pela sinopse do livro não dá nem pra imaginar que ele é tudo isso que você falou! Só pela sinopse, eu nem me animaria de ler, mas pela sua resenha, dá pra ver que é um ótimo livro. Agora estou morrendo de curiosidade pra descobrir o segredo do tal marido e tudo o mais sobre esse livro!

    Bjs
    http://nasquartasusamosrosa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Gente, amei esse livro.
    Confesso que achei o final perfeito e o enredo também!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  3. Estou com esse livro aqui para ser lido, depois de ler algumas resenhas, fiquei super curiosa !
    Abraços
    Melissa
    De Coisas por Aí

    ResponderExcluir
  4. Eu adoro a Intrínseca, sempre traz livros ótimos pra cá, é uma das minhas editoras favoritas!
    Bom, estou louca pra ler esse livro, adoro uma história que interaja comigo, me faça pensar que me intrigue e principalmente amo as que me surpreendem no final, quando eu tinha certeza que teria tal fim e tem outro completamente diferente. Bem nesse livro já sei que não vou encontrar esse fim mas pela sua sinopse ele vale muuito a pena. Espero lê-lo logo.
    Beijos ;**

    ResponderExcluir
  5. Oiiii
    Eu já vi esse livro nas livrarias mas não imaginava que ele era assim. Chamava a atenção pelo título, eu até cheguei a brincar com o meu marido que leria só para saber segredos dos homens. Achava que o livro seria uma auto ajuda para mulheres casadas. *risos*

    Adorei, agora sim que vou ler!

    Bjocas

    ResponderExcluir
  6. Oi,

    já vi um video sobre esse livro e depois fiquei me imaginando como seria a historia, parece ser bem forte, gosto muito dos livros que tem mais de um narrador, e se passa no presente e passado, a leitura me atrai mais, só não gostei muito do titulo sei lá, passa uma ideia direfente sobre o livro, a capa é linda, a outra também é perfeita, mas gostei ainda da brasileira.

    Mayla

    ResponderExcluir
  7. Oieee, já li algumas resenhas sobre o livro e já vi várias fotos dele pelo Tumblr e pelo Instagram, a capa dele é linda, delicada e interessante (apesar de não fazer muito o meu tipo mais exótico) kkkkk, já ouvi várias criticas tanto positivas quanto negativas sobre o livro, pelo jeito terei que ler para saber se gostarei ou não kkkk, Abraços ;D

    ResponderExcluir
  8. Olá!

    Sem dúvida a capa passa uma imagem errônea do enredo! Antes de ler qualquer resenha eu jamais imaginaria que esse livro fosse um tipo de Thriller psicológico. Adoro romacesinhos clichês, leves e despretensiosos, mas de vez em quando é bom ler algo mais real, algo cru como você mesma nomeou.
    Tenho certeza que a leitura de "O Segredo do Meu Marido" vai me agradar bastante.

    Parabéns pela resenha!

    Beijos,
    Amanda
    http://minhasconfissoesfemininas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá

    Já tinha visto esse livro em algum canal literário falando sobre a surpresa que o livro passa, afinal de contas com essa capa jamais dá pra desconfiar que o livro seguirá outros rumos. Pela capa eu jamais leria, porém até que fiquei um pouco interessado em conhecer esse segredo. Minha curiosidade ainda me mata!

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  10. Adoro livros que falam de escolhas e de suas consequências, e gostei de saber que esse não é nem um pouco clichê. E realmente só sabemos até que ponto conseguimos ir (ou não) quando nossos limites são testados, às vezes descobrimos coisas até assustadoras sobre nós mesmos.

    Não achei a capa bonita, e mesmo que você veja alguma ligação dela com a história, isso só aconteceu porque você já leu o livro, né? Acho que seria bem melhor a editora ter usado outra capa mesmo.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  11. Oi Gabi, tudo bem?!
    Estou doida para ler esse livro, porque li muitas resenhas positivas sobre ele. Esse ar mais enigmático tem atraído minha atenção, e acho que terei que passar na frente da lista de leituras >< Fico feliz que vocÊ tenha curtido o livro!

    Mil beijos,
    Blog Procurei em Sonhos

    ResponderExcluir
  12. Oi Gabi, tudo bem?
    Adorei sua resenha!!!!! Está super bem escrita e despertou minha emoção. Esse livro chamou minha atenção em dois pontos: Primeiro, eu adoro cartas. Segundo, adoro tramas que falam sobre nossas escolhas, o que teria acontecido se tivesse agido de forma diferente e quais as consequências de ter agido dessa forma em específico. Esse tema sempre me fascinou.
    Não conhecia esse livro ainda, não gostei dessa capa, e fiquei impressionada com a repercussão dos livros dessa autora. Com certeza irá para minha lista.
    beijinhos.
    cila-leitora voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Pela descrição feita das personagens já senti que tem uma história marcante, e o ponto que mais me atraiu e despertou minha curiosidade para o livro foi saber que ele trata sobre a consequência de nossas escolhas, perfeito.
    A capa do livro não me encantou tanto, mas o conteúdo que ele apresenta parece ser realmente emocionante.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  14. Oiee!
    Não gosto muito desse gênero de livro, apesar de a capa ser incrível! Pelo que percebi ele é um drama né? Apesar de não ser clichê (isso me chamou a atenção viu? *-*) Já vi bastante fotos dele pelas redes, mas queria ver mais quotes... quotes sempre me fazem ter mais vontade de ler o livro <3

    Beijoo
    Becca
    www.maispradizer.com

    ResponderExcluir
  15. Hum, acho que gostarei desse livro, pelo que li em sua resenha o enredo é bastante interessante e intrigante. Gosto também de ler sobre escolhas, comportamento, relacionamentos e sobre o quanto realmente conhecemos uns dos outros em especial a pessoa que ocupa o importante papel de parceiro ou parceira.

    Como ainda não li nada da autora, creio que por sua indicação poderei começar por esta obra,

    Bjs
    Tânia Bueno
    https://facesdaleiturataniabueno.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oi, conheci o blog há pouco tempo e estou apaixonada!!
    Realmente, a capa do livro parece não combinar com tudo que ele é, e vejo tantas pessoas falando bem desse livro que quis ler a resenha para saber mais. O livro tem uma premissa muito instigante, e, como disse na resenha, que bom que não tem nada de clichê, e sim cheio de segredos...
    Essas fotos do livro são lindas, amo isso que vocês fazem nas resenhas. Amei!!! Bjs e abrçs!

    ResponderExcluir
  17. Fui na turne intrinseca e fiquei sabendo do livro... Quase comprei, mas no final, estou com tantos lvros aqui em casa, que preferi dar um tempo... mas estou de olho nele! deixa essa fila diminuir! Hahaha! Gostei da sua resenha, é bom saber que o livro atinge as pessoas, fiquei mais curiosa! =D

    ResponderExcluir
  18. Desde que foi anunciado o lançamento, estou doida por esse livro, agora ainda mais por saber que ele é tão marcante e profundo.
    Todos nós temos que fazer escolhas e um livro que também retrata isso me fascina!
    Beijos

    As Leituras da Mila

    ResponderExcluir
  19. UAU!!!! Não estava interessado, até você falar que os direitos foram comprados pela CBS, espero que vire uma grande série... Eu amo séries, não leria o livro por ser um tema que não me chama atenção, mas assistiria a série... é eu sou meio estranho mesmo rsrs!

    ResponderExcluir
  20. Gabi, tudo bem?
    Eu estou muito ansiosa para ler esse livro. É um dos livros de (acredito ser) suspense adulto que mais me interessaram recentemente, e estou muito ansiosa para ler. Parece ser um livro fantástico - apesar de inicialmente, pelo título, eu imaginar que seria uma história um pouco boba. Já está na minha wishlist, e fico feliz de a Intrínseca ter trazido o livro para o Brasil.
    Beijos e boas leituras, Gabi!

    ResponderExcluir
  21. Oi Gabi!
    Adorei sua resenha! A capa é linda e a premissa da história nem chamativa!
    Na sua resenha eu gostei muito da parte: ''Creio que a autora quis demonstrar, com a sua obra, o modo como as pessoas se comportam. Como cada princípio e resquício de moral que você possui pode ser irrelevante quando colocado contra o destino daqueles que você ama. Nada é cravado em pedra, é a mensagem que o livro passa. Ninguém sabe do que realmente é capaz, até aonde iria, até ser testado aos seus aparentes limites.''
    Amo quando os livros trazem mensagens assim, eu realmente me envolvo e tento tirar o melhor deles sempre!
    Beijos
    Paula Juliana - Overdose Literária!

    ResponderExcluir

.