Livro: Um Caso Perdido (Hopeless)
Título original: Hopeless
Autor (a): Colleen Hoover
Editora: Galera
Páginas: 327
ISBN: 9781301949823
Sinopse: "Às vezes, descobrir a verdade pode te deixar com menos esperança do que acreditar em mentiras... Em seu último ano de escola, Sky conhece Dean Holder, um rapaz com uma reputação capaz de rivalizar com a dela. Em um único encontro, ele conseguiu amedrontá-la e cativá-la. E algo nele faz com que memórias de seu passado conturbado comecem a voltar, mesmo depois de todo o trabalho que teve para enterrá-las. Mas o misterioso Holder também tem sua parcela de segredos e quando eles são revelados, a vida de Sky muda drasticamente."

 SÉRIE "HOPELESS"
    1.  Um Caso Perdido
    2.  Losing Hope (previsão de lançamento para 2015)


   Um Caso Perdido conta a história de Sky, uma garota de dezessete anos que possui uma vida um tanto quanto inusitada. A garota, que é adotada, estuda em casa e não é permitida pela sua mãe adotiva a ter contato com qualquer tipo de tecnologia. É assim que ela leva uma vida um tanto parada, tendo apenas uma amiga — que é sua vizinha —, e, apesar disso, convivendo com uma reputação não tão lisonjeira entre outros jovens. 
   Quando sua melhor amiga, Six, vai até outro país em um intercâmbio, as duas conseguem convencer a mãe de Sky, Karen, a deixar a menina – ao menos – estudar em uma escola pública para ter contato com outros jovens. E, como em qualquer romance, é de uma maneira inusitada que ela conhece Holder, um garoto de sua idade, mas que parece ter passado por muito mais do que deveria. 
   Os problemas parecem seguir Holder, assim como sua péssima reputação. Sky, todavia, aparenta não conseguir – muito menos querer – ficar longe dele, apesar de seu comportamento volátil e temperamental. Algo os atrai e os mantém juntos, e ambos escondem grandes segredos; pedaços de suas almas que formam um complexo quebra-cabeça, o qual nenhum deles tem certeza se deseja solucionar.

  Um Caso Perdido é um livro que, se precisa ser sumarizado em uma palavra, seria dito envolvente. É difícil para mim, como leitora, expressar corretamente o quanto ele me envolveu, me transportou para o universo criado por Colleen Hoover, e como conseguiu tocar meus sentimentos. A premissa, confesso, soa clichê; é fácil, ao ler-se a sinopse, pensar que se trata apenas de mais uma história de amor adolescente. E, talvez, seja realmente apenas isso. 
  O grande, repito, grande porém que incluo aqui, é a mágica que a autora conseguiu executar com essa “outra história de amor adolescente”. Ao iniciar a leitura após alguns comentários positivos por parte de outros leitores, acreditei que seria uma leitura agradável, para passar o tempo. Se Um Caso Perdido foi isso? Sim. Mas, ao mesmo tempo, encontrei em uma história muito mais profundidade do que eu esperava. 
   A narradora da história é a própria protagonista, Sky, o que nos relata uma perspectiva muito mais pessoal dos acontecimentos. Em primeira pessoa, a narração é feita através de relatos datados, como em um diário, organizando os fatos e deixando o leitor a par da passagem de tempo. Além disso, algo interessante é o modo como o livro se inicia: dois meses a frente na linha do tempo do começo, narrando uma situação um tanto quanto chocante a quem lê. É assim que, ao prosseguir a leitura, sempre fica a dúvida: como as coisas chegaram ao ponto em que estão nesse relato inicial? 


   Ao contrário do que eu havia imaginado logo de cara, a história de Sky e Hover não é leve, e nem ao menos fútil. Preciso ser clara aqui: não estou afirmando que não se trata de um romance new-adult. O livro, assim como outros do gênero, possui certas características marcantes; uma mocinha de bom coração, um rapaz que pode ser apaixonante e alguns problemas que os impedem de ficar juntos. 

     Confesso que, na realidade, em certos momentos (e especialmente no começo) os personagens possuem atitudes fúteis, tolas e não justificadas, como em grande parte dos livros similares. É um pouco irritante ver Sky se moldando a vontade de Hover e prontamente respondendo suas perguntas, além de ignorar seu comportamento estranho, sim. Há no livro, entretanto, uma profundidade que nos é revelada apenas no final, e que eu, particularmente, achei genial. 
   Esse é apenas um dos mistérios criados pela autora, e isso ainda me surpreende. O modo como Hoover conseguiu inserir um plano de fundo tão denso, tão triste, mas, que ao mesmo tempo, fez tanto sentido com o clima de suspense e algumas atitudes dos personagens foi incrível. Hopeless é, em minha opinião, a prova de que um livro de romance pode, sim, conter uma boa dose de inteligência, sem perder seu foco no relacionamento entre o casal. 
"Quero que se lembre quem você é, apesar de todas as coisas ruins que estão acontecendo com você. Porque as coisas ruins são são você. São apenas coisas que aconteceram com você. Precisa aceitar que quem é e o que acontece com você são duas coisas diferentes."
  Os personagens, por outro lado, ainda são um tópico conflituoso para mim. Vou ser direta: Sky não foi minha personagem preferida. Muitas de suas atitudes me irritaram, e, apesar de elas ter seus momentos e as vezes conseguir se impor, ela aceita, durante a história, tantas coisas que minha vontade era de dar-lhe umas “sacudidas”. Hover, pelo contrário, consegue agir como um completo babaca em certas cenas: ele é autoritário, um tanto prepotente e demonstrava um estado de espírito muito mais instável do que é saudável. 
   Ao mesmo tempo, Hover conseguia se transformar rapidamente sendo, em muitas cenas, o perfeito cavalheiro, doce, gentil e atencioso, o que, acredito, deveria acabar “compensando”, mesmo que eu não tenha esquecido das cenas completamente desequilibradas do personagem. 
    A edição do livro por conta de Editora Galera é simples, e ao mesmo tempo muito bonita. Me agradou o fato de a editora ter decidido optar por informar o título original, ao mesmo tempo que o tenha traduzido; isso agrada a todos os públicos, e ainda, de quebra, não deixa de fora uma informação que é tão importante para o enredo como um todo. Consegui perceber, na versão traduzida, o fato de que vários dos trocadilhos que Hoover fez com as palavras ficaram perdidos e foram esquecidos. Isso me chateou um pouco, e acredito que poderia ter sido feita uma nota do tradutor ou algo, mas, apesar de detalhes importantes, isso não apagou a essência do livro. 
   Por fim, acredito que se trate de um livro memorável, no qual um pouco de todos os gêneros possa ser encontrado. Não é uma leitura extramente leve, ainda que consiga ser bastante rápida, mas é agradável e cheia de surpresas. Com certeza entrou para minha lista de new-adults preferidos, e está muito bem recomendado!

Primeiro parágrafo do livro: 
"Levanto o olho para a cama, prendendo a respiração com medo dos sons que estão surgindo do fundo de minha garganta. "
Melhor quote: 
"(...) Porque não importa o que aconteça, a vida continua, segue em frente, as palavras são ditas, e as verdades sempre surgem, quer você queira ou não, e a vida nunca deixa você fazer uma pausa apenas para recuperar a porra do fôlego."




4 Comentários

  1. Oi Gabi, como vai?

    Eu já li Métrica e Pausa da autora e achei fascinante. Porém, apesar dos inúmeros (muitooos) elogios a esse livro, não estou com tanta vontade assim de ler. Caso eu o encontre com um preço excelente eu compro, mas não é nenhuma prioridade. Beijos!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Ei Gabi, tudo joia?
    Eu ouvi falarem muito, muito mesmo desse livro! Mas confesso que a sinopse dele nunca me interessou, e eu não quis ler resenhas ou coisas do tipo. E quando eu finalmente cedi a resenha, eu cedi ao livro! Essa crítica me pegou despreparada, me mostrou algo bem diferente do que eu esperava como foco. To com a sensação de que preciso lê-lo o mais rápido possível, então desse ano não passa. Assim que eu lê-lo, te digo o que achei. Espero não me decepcionar, acabei de criar boas expectativas.
    Até mais,
    Nat
    www.nossosmundos.com

    ResponderExcluir
  3. Esse livro foi lançado cá em Portugal também e eu fiquei logo interessada porque lá no Goodreads a Colleen Hoover são muito bem classificados. Fiquei com mais vontade d eler apóas a resenha, pelo facto de vc dizer que é um new adult, mas também ser muito mais que isso e ter profundidade. Quero ler em 2015 :)
    Beijo
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  4. É tão profundo como a autora escreve, os temas que ela aborta neste livro como os protagonistas são...tudo.Ela faz com que o leitor sinta o que o protagonista sente de alguma forma ,ela faz com que refletimos e vemos situações que são comuns no dia dia.Amo de paixão esta autora seus livros são incriveis

    ResponderExcluir

.