Livro: Contos da Seleção: O Príncipe & O Guarda
Título original: The Selection Stories: The Prince & The Guard
Autor (a): Kiera Cass
Editora: Editora Seguinte
Páginas: 264
ISBN: 9788565765329
Sinopse: "Contos da Seleção: O Príncipe & O Guarda - Os dois contos que se passam no universo criado por Kiera Cass, autora da trilogia A Seleção, agora estão disponíveis em edição impressa. Em “O Príncipe e O Guarda”, o leitor pode acompanhar de perto os pensamentos e emoções dos dois homens que lutam pelo amor de America Singer. Antes de America chegar ao palácio, já havia outra garota na vida do príncipe Maxon. O conto O príncipe não só proporciona um vislumbre das reflexões de Maxon nos dias que antecedem a Seleção, como também revela mais um pouco sobre a família real e as dinâmicas internas do palácio. Descobrimos como era a vida do príncipe antes da competição, suas expectativas e inseguranças, assim como suas primeiras impressões quando as trinta e cinco garotas chegam. Para America, a vida antes da Seleção também era muito diferente. A começar pelo fato de que ela estava completamente apaixonada por um garoto chamado Aspen Leger. Criado como um Seis, ele nunca imaginou que acabaria se tornando membro da guarda do palácio. Em O guarda, acompanhamos Aspen a partir do momento que o grupo de trinta e cinco garotas da Seleção é reduzido para a Elite, conhecemos sua rotina dentro das paredes da casa da família real — e as verdades sobre esse mundo que America nunca chegou a conhecer. Leitura indispensável para os fãs de A Seleção, esta antologia inclui, ainda, um final estendido do conto O Príncipe; conteúdos extras exclusivos, como uma entrevista com a autora e dados inéditos sobre os personagens; além dos três primeiros capítulos de A escolha, o aguardado desfecho da trilogia, que será lançado em maio de 2014."
TRILOGIA "A SELEÇÃO"
    1.  A Seleção
    2.  A Elite
    2.5  O Príncipe & O Guarda
    3.  A Escolha

AVISO! Este livro é recomendado a quem já leu a série A Seleção completa, ou, ao menos, os dois primeiros volumes dela. Caso não tenha lido, é possível que você receba spoilers ao realizar a leitura deste livro. A resenha abaixo, contudo, está livre de spoilers. 


    O livro "Contos da Seleção: O Príncipe & O Guarda" reúne, em versão impressa, dois contos que a autora da série A Seleção escreveu antes do lançamento de A Escolha, o terceiro volume da série. Essas duas pequenas histórias já haviam sido divulgadas e publicadas como e-book, mas, com o objetivo de agradar aos fãs, uma versão física também foi criada. 
    A versão física conta com extras que os e-books não possuíam: um capítulo extra de "O Príncipe", os três primeiros capítulos de A Escolha, as árvores genealógicas com pequenas histórias dos antepassados de America, Maxon e Aspen, uma lista completa das participantes da Seleção, a definição e esclarecimento das castas, as playlists de "A Seleção" e "A Elite" e uma entrevista exclusiva com a autora, Kiera Cass.
     Em "O Príncipe" nós conhecemos a vida de Maxon antes da Seleção começar e mudar tudo o que ele conhecia de forma definitiva. Ficamos a par de seu relacionamento com o rei e a rainha, sua curta experiência com mulheres e o grande nervosismo e ansiedade que o acometiam antes da Seleção devido a isso, e seus pensamentos sobre cada uma das meninas. Apesar da história se iniciar um pouco antes, alguns dos acontecimentos são simultâneos à "A Seleção".
    Por sua vez, "O Guarda" dá um salto no tempo e narra acontecimento simultâneos ao enredo de "A Elite", o segundo livro da série. Ele descreve a vida no palácio sob uma perspectiva diferente daquela comum ao leitor, que vê os luxos e extravagâncias dos mais privilegiados e das Selecionadas. Também, através de "O Guarda", conseguimos uma visão mais profunda e verdadeira da personalidade de Aspen, o que sempre havia sido mais superficial e apaixonado, sob o ponto de vista de America.

  "Contos da Seleção: O Príncipe & O Guarda" é um livro que pode ser definido, com perfeição, como "complementar". Confesso que não tinha muita certeza do que eu iria encontrar ao iniciar a leitura da obra, então estava um tanto insegura. mas Kiera Cass me surpreendeu com todas as lacunas que preenche aqui — lacunas que eu não estava ciente da existência. 
   O livro é dinâmico e uma lufada de ar fresco em relação aos volumes narrados por America. Como já disse em minhas resenhas anteriores, tenho sérios problemas com a personagem acerca das atitudes que toma e de sua falta de maturidade, com o constante "não sei o que eu faço" presente em seus pensamentos. Aqui, os fatos não acontecem da mesma maneira: apesar de Maxon ser um personagem menos decidido, ele é o príncipe, e, como tal toma decisões certeiras — mesmo que não tenha plena certeza delas. 


   Aspen, por sua vez, é uma pessoa decidida por natureza, e sabe o que deseja do começo ao fim dos livros. Assim, a narração de, tanto "O Príncipe", quanto "O Guarda", flui de uma maneira incrível. É fácil perder-se em meio às páginas do livro, ainda mais pelo fato de que as coisas que nos são contadas são novas; e, ainda sim, as cenas que já ocorreram mostram um ponto de vista tão distinto do de America que é impossível ficar entediado!
   O que acontece, na realidade, em relação às cenas que já foram descritas nos volumes anteriores, é que os pontos de vista de Maxon e Aspen são tão marcantes que é difícil frear a súbita vontade de abrir os dois livros ao mesmo tempo e conferir os pensamentos de cada um nos mesmos momentos dos de America, anteriormente. Isso também é algo que deixa a leitura muito mais rápida, apesar de essa ser uma qualidade inegável de Kiera Cass; li o livro em questão de horas, e foram horas muito bem aproveitadas e divertidas. 
    Cass, a autora, mais uma vez consegue acertar em cheio com sua narrativa. Deixe-me esclarecer algo: pessoalmente, não acho a escrita da autora algo grande. O vocabulário é comum, bastante coloquial, e ela não possui uma escrita nem poética, nem reflexiva (na realidade, as partes nas quais America "refletia" sobre sua vida foram as que mais me irritaram em seus livros). Mas, ao mesmo tempo que sua escrita não pareça "grande coisa", o mesmo fato se repetiu em todos os livros dela que já li: eu simplesmente não conseguia parar de ler. 
    Mesmo quando estava detestando os personagens ou achando a história pobre demais, sem muita construção, eu não conseguia tirar tal história da minha cabeça, e sempre li todos seus livros em questão de horas. Com "Contos da Seleção: O Príncipe & O Guarda" não foi diferente: ainda que as histórias possuam seus defeitos, que citarei abaixo, são histórias envolventes, e creio que isso seja devido ao toque "mágico", e não identificado por mim, de Cass contar sua história. 

   Em relação à construção dos personagens, contudo, entro em um assunto um tanto mais complicado, pessoalmente. Começarei com "O Príncipe": a verdade é que o Maxon de minha cabeça era alguém completamente diferente. Não consegui relacionar, em alguns momentos, os pensamentos de Maxon com os que eu imaginava que ele teria. Sua reação a vários fatos e em certas ocasiões me surpreendeu, pois, pelo narrado por America em seus livros, eu criei uma personalidade bem distinta da escrita por Cass no conto, e isso eu não esperava. Claro, não quer dizer que tal fato seja algo essencialmente ruim, já que foi minha impressão pessoal aliada aos pensamentos de America, mas, ainda sim, não pude deixar de notar e ficar indecisa sobre ter gostado ou não disso. 


   Já acerca de "O Guarda", para mim, foi bem mais controverso. Eu explico: eu não gosto de Aspen. Nem um pouco. Acho ele um personagem egoísta, bem imaturo e até um tanto machista. Detestei todas suas aparições em A Elite pela maneira que ele sempre agiu, e detestei um pouco America por não ser alguém objetiva e realista. Mas, ainda sim, eu consegui apreciar O Guarda de uma maneira que não tinha achado ser possível. 
    Isso quer dizer que mudei meus sentimentos em relação a Aspen? Não. Mas, isso significa sim que, através desse conto, deu para entender um pouco sobre suas atitudes e pensamentos, e compreender a pessoa que ele é, como um todo. Creio eu que o que aconteceu foi o fato de não haver espaço, nos livros da série, para o desenvolvimento de Aspen, quem dirá sua compreensão. Mas é possível atestar no conto que ele é um cara mais simples e objetivo, e que acredita que as coisas possam voltar a ser como eram — o que faz me simpatizar menos com ele, mas, ao mesmo tempo, também torna possível entender mais o personagem.
    A parte dos extras da obra é deveras interessante, e, ainda que não mude praticamente nada em relação à história, acrescenta uma possibilidade de enredo muito legal. Também foi divertido ver as árvores genealógicas das famílias e as mudanças de castas — assim como saber um pouco mais sobre cada uma — e a entrevista com a autora dos livros no final foi bem extrovertida. O livro traz informações mais específicas, que ficam de fora quando o foco está no romance e nos dramas vividos pela protagonista.
     A Editora Seguinte merece congratulações acerca do design do livro, que é deveras um belo trabalho. A diagramação interna segue o padrão bonito e delicado, ainda que relativamente simples, dos livros anteriores da série, e, durante a leitura curta, não me deparei com nenhum erro; nem de revisão, muito menos de tradução. Gostei da capa do livro, que é visualmente linda, mas confesso que a achei um pouco fora do contexto, já que gostaria de ter visto um dos protagonistas masculinos na capa. 
     É, por fim, uma leitura leve e divertida, do tipo que não vai "mudar sua vida", mas que, sem qualquer sombra de dúvidas, te renderá alguns bons momentos. É claro, o livro é especialmente indicado a aqueles que já leram a série, pois, acredito que sem a leitura dela, tudo ficará extremamente confuso (sem mencionar a certeza de spoilers!). 

Melhor quote:
"Quero conhecer alguém. Conhecer alguém de verdade. E quero que esse alguém seja você, ainda que você vá embora." 


8 Comentários

  1. creio que colocar num mesmo livro Aspen e Maxon tenha sido uma jogada interessante da autora para que conheçamos a fundo ambos e possamos escolher um lado nesse triangulo
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. eu gostei do livro bastante, mas achei o maxon bem mais idiota do que eu pensava.. ao mesmo tempo, tb achei o aspen bem egoista e que ele n pensava muito na america... foi interessante ver esse lado deles

    ResponderExcluir
  3. Quero muito ler esse livro, mas ainda está na fila!

    SUA ESTANTE

    ResponderExcluir
  4. Sempre tento arranjar um tempinho para ler esse livro, mas nunca consigo! Mas ainda vou lê-lo :D

    http://cafeintergalactico.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Acabei de ler os tres primeiros livros,li tudo em 4 dias!O Principe só me fez ficar ainda mais apaixonada pelo Maxon <3

    ResponderExcluir
  6. Nossa!!!! Estou simplesmente encantada...Nunca pensei que conseguisse ler três livros em menos de 24 horas. Estou ansiosa pra ler os outros livros!!! Trata se de uma história envolvente, uma sensação de estar dentro do livro, estou apaixonada.

    ResponderExcluir
  7. ''A Favorita'', ''O príncipe'' e ''o guarda'' são todos nesse livro ou são individuais?

    ResponderExcluir
  8. EU ESTOU UM POUCO CONFUSA,SOBRE AS SEQUENCIAS DOS LIVROS.EU LI A SELEÇÃO,ACREDITO QUE O PRÒXIMO SEJA O PRÍNCIPE E O GUARDA,NESSA PARTE É QUE FICO CONFUSA,É UM ÚNICO LIVRO ,OU SÂO DOIS LIVROS.

    ResponderExcluir

.