Livro: O Livro Ilustrado dos Maus Argumentos
Título Original: An Illustrated Book of Bad Arguments
Autor: Ali Almossawi
Editora: Sextante
Páginas: 63
ISBN: 978-85-431-0478-2
Sinopse: Diante das discussões cada vez mais absurdas nas redes sociais, Ali Almossawi resolveu resgatar uma dose - necessária e urgente - de lógica para a era da internet. O resultado é este livro acessível, que explica, com divertidas ilustrações, as 19 principais falácias que tornam insustentáveis tantos argumentos e debates.

Ali Almossawi é Mestre em Engenharia de Sistemas pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e em Engenharia de Software pela Universidade de Carnegie Mellon. Ele mora com a mulher e a filha em São Francisco, onde trabalha como designer de visualização de dados na equipe de métrica do Mozilla, e também como colaborador do Laboratório de Mídia do MIT. Antes disso, Ali desenvolveu pesquisas em Harvard e no Instituto de Engenharia de Software (SEI), criando modelos para prever a qualidade de códigos-fonte. Seu trabalho já foi mencionado em artigos na Scientific American, Wired, The New York Times, Fast Company e outras publicações.

    Provavelmente todos nós já nos deparamos com maus argumentos, seja no meio de um debate com algum amigo ou familiar, seja nas redes sociais. Nos dias atuais, todos se sentem aptos a participarem de qualquer discussão – apelam para a democracia, para a liberdade de expressão, etc. E os apelos não estão errados, mas a forma como se discute um assunto pode estar. Ninguém sabe de tudo e vez ou outra podem se encontrar numa situação em que não saiba argumentar ou rebater para defender uma ideia, cometendo grandes falácias.
   Através de desenhos muito fofos, Almossawi mostra 19 frequentes abusos de "razão" com os quais nos deparamos todos os dias – e, por vezes, somos os próprios responsáveis por eles. Cada mau argumento tem uma classificação específica, como a falácia do espantalho, por exemplo, que consiste em deturpar o argumento do outro para atacá-lo mais facilmente. No livro, essa falácia é demonstrada através de um artista que pinta um tucano. A pintura fica horrível, mas o artista argumenta que, na verdade, horrível era o tucano, ele apenas o retratou fielmente.

"'É impossível imaginar que o homem realmente pisou na Lua, portanto isso nunca aconteceu'. Diante de afirmações desse tipo, o ideal é uma resposta sarcástica, como: 'É por isso que você não virou cientista da NASA'" (p. 32).

    Ao conhecer mais do autor em seu prefácio, vi que tudo em sua escrita entrega seu trabalho objetivo no desenvolvimento de softwares. Almossawi é claro e sucinto, mas resolve deixar um pouco de lado a objetividade da matemática com a qual trabalhou por tantos anos. Segundo o próprio autor, a escrita tem muito mais ambiguidade, potencial e rigor que os números, e por isso todo escritor "pisa em ovos" quando escreve algo. São variadas as interpretações que se pode retirar de um contexto. Dessa forma, Almossawi é breve, bem explicativo e didático no que se trata de sua estreia no meio literário.
     As ilustrações são no melhor estilo "não entendeu? Quer que eu desenhe?". O autor se inspirou no livro A Revolução dos Bichos, de George Orwell, para criá-las, já que os desenhos só retratam animais – neste caso, animais conscientes, que parecem viver em sociedade, humanizados a tal ponto que são capazes de cometer erros nos argumentos assim como nós, seres humanos. Elas explicam de forma facilitada o que cada falácia significa, sendo ótimos exemplos para "quem só aprende através de imagens", como Almossawi diz. No fim, o autor apresenta toda a bibliografia utilizada, e mostra que, ao longo do livro, precisou fazer muitas pesquisas, pois dá exemplos reais das falácias que explana. Além disso, ainda traz uma espécie de glossário com as definições de todas as coisas citadas no livro que dizem respeito a argumentos e lógica.

"Compartilhe este livro com seus amigos. Incentive seus familiares a folheá-lo. Deixe alguns exemplares em lugares públicos".
— Janny Bristol, do site geekdad.com.

     A ilustração de capa ficou tão bonita quanto as internas. Ela foi baseada em um dos professores de Almossawi, que dizia que a verdade entra por uma extremidade e continua sendo verdade quando sai pela outra. Todas as ilustrações foram feitas pelo Design Gráfico e Msc. em Direção de Arte, Alejando Giraldo, que merece todas as congratulações pelo excelente trabalho que deu nome ao Livro Ilustrado dos Maus Argumentos. Mesmo tratando de um assunto importante, com todos os detalhes – inclusive o formato 17x20 – que o compõe, acaba se tornando muito leve, dá prazer de ser lido.
    Apesar de curtinho, o livro vale muito a pena, pois é bastante reflexivo, rico e fluido. É o tipo de obra que recomendo a todos que leiam, pois se faz muito necessária nessa época que vivemos, onde todos querem ter voz, mas nem sempre com razão. Redes sociais são um ótimo exemplo, onde todos atacam todos, não sabem lidar com as diferentes formas de pensar e ainda por cima não utilizam fontes confiáveis para sustentar suas ideias e opiniões. Portanto, recomendo que quem puder lê-lo, que não apenas leia, mas também compartilhe. Você pode encontrar mais sobre o livro em seu site oficial no Brasil: https://bookofbadarguments.com/pt-br/

Primeiro parágrafo: "A literatura sobre lógica e falácias lógicas é ampla e variada. Existem diversos livros que se propõem a ensinar o leitor a utilizar as ferramentas e paradigmas que sustentam um bom raciocínio, de forma a produzir debates mais construtivos".
Melhor quote: "Perguntar a 10 pessoas na rua o que elas pensam do plano do presidente para reduzir o déficit não é suficiente para medir o sentimento de uma nação inteira".


Resultado de imagem para sextante 2016


2 Comentários

  1. Esse livro me é totalmente desconhecido, assim como o autor. Gostei da resenha, que me apresentou um livro diferente e que eu gostaria muito de ler. Achei as ilustrações super bacanas.

    ResponderExcluir
  2. Olá!!
    Que livro mais lindinho! Nunca tinha ouvido flar dle, adorei o enredo e as ilustrações...
    Vai pra minha listinha!
    Bjs!!!!

    ResponderExcluir

.