Livro: Em Chamas
Título Original: Chatching Fire
Autor (a): Suzanne Collins
Editora: Rocco
ISBN: 9788579800641
Páginas: 416
Edição: 1
Acabamento: Brochura


Sinopse:
Em Chamas é o segundo volume da bem-sucedida trilogia iniciada com Jogos Vorazes, mais novo fenômeno da literatura jovem dos últimos tempos, que mistura ficção científica com reality show, passando pela mitologia e pela filosofia com muita ação e aventura. Com mais de quatro milhões de exemplares vendidos apenas nos Estados Unidos, a saga ganhará adaptação para o cinema, com estreia prevista para 23 de março de 2012. A direção do longa está a cargo de Gary Ross (Quero ser grande/Seabiscuit) e a protagonista Katniss será interpretada por Jennifer Lawrence, finalista ao Oscar de melhor atriz deste ano por Inverno da alma. A trilogia manteve-se por 130 semanas consecutivas na prestigiada lista do jornal The New York Times. Depois de ganhar os Jogos Vorazes, competição entre jovens transmitida ao vivo para todos os distritos de Panem, Katniss agora terá que enfrentar a represália da Capital e decidir que caminho tomar quando descobre que suas atitudes nos Jogos incitaram rebeliões em alguns distritos. Os Jogos completam 75 anos, momento de se realizar o terceiro Massacre Quaternário, uma Edição da luta na arena com regras ainda mais duras que acontece a cada 25 anos. Katniss e Peeta, então, se veem diante de situação totalmente inesperada e, dessa vez, além de lutar por suas próprias vidas, terão que proteger seus amigos e familiares e, talvez, todo o povo de Panem.

Katniss teve a infortunada idéia de desafiar a Capital ao sugerir à Peeta que se matassem na arena, para não cederem e, assim, entregar à Capital um vencedor.
Quando nossa protagonista – já presente no Distrito 12 – pensa que o risco é mínimo e que seu desempenho ao fingir que ama Peeta está produzindo resultados estimados, depara-se com uma perigosa visita: a do presidente Snow. É com sutis ameaças que Katniss percebe que terá que sacrificar o resto de sua vida para manter o presidente longe de si e de quem ama.
Mas talvez Snow já houvesse encontrado um modo mais fácil de matar os desafiantes sem que o povo desconfiasse ou questionasse suas mortes. Um destino que nem Katniss foi capaz de prever.
 O Massacre Quartenário é feito a cada 25 anos de Jogos Vorazes, onde as regras tomam rumos diferentes, e onde as mortes são diversificadas – e, para os expectadores, – mais divertidas. Todos esperavam qualquer mudança no Massacre Quartenário que ocorreria naquele ano – aumento do número de tributos mandados, um ambiente mais hostil do que o comum, e etc – menos a escolha que foi tomada. Haveria um sorteio entre os vitoriosos de todos os anos em todos os distritos, e, um homem e uma mulher deveriam retornar para arena.
Agora Katniss não só voltará para o local de seus pesadelos, como terá que lutar com os vitoriosos, ou seja, os melhores dos melhores.
Mas havia outro problema: Peeta também voltaria para arena, e dessa vez, somente um poderia sair vivo.

A leitura, de começo, é monótona e nenhum pouco interessante. Tenho que admitir que eu estava ansiosa para ter conhecimento da continuação do grandioso fenômeno, levando em consideração que Suzanne – a autora – não poderia mais usar a arena que tomou a maior parte do primeiro livro. Bem, como podemos ver, nossa escritora conseguiu criar um meio para voltar a usar os Jogos Vorazes, e por esse motivo fiquei um tanto receosa.
Contudo, não posso dizer que o livro me desagradou, ou que seu enredo foi mal feito. Pelo contrário: Suzanne conseguiu transformar a conhecida arena em um lugar muito diferente, o qual minha mente não conseguiu prever.
Os novos personagens, os novos perigos, a nova situação do livro, me satisfez bastante. No entanto, por alguns momentos, eu sentia que Em Chamas tratava-se de outra história, e não a continuação de Jogos Vorazes. É como se a história não tivesse como origem, uma inspiração, mas uma criação forçada e esquematizada.
As cenas de Jogos Vorazes foram muito bem imaginadas em minha cabeça, enquanto, as do Em Chamas não passaram de um “desenho animado”. Não consegui criar uma realidade em minha mente e me sentir dentro da obra escrita.
A obra, analisada pelo seu enredo no geral, é ótima. Mas faltou uma grande dose de sentimento, realidade e exploração.
Mas a indico à todos que começaram a trilogia e aos que irão, um dia, começar. Em Chamas vale a pena ser lido, por mais defeitos ou qualidades que possa ter.
Primeiro parágrafo do livro:
"Aperto o cantil com firmeza em minhas mãos, muito embora a quentura do chá já tenha se dissipado há muito no ar gelado. Meus músculos estão rígidos devido ao frio. Se uma matilha de cães selvagens aparecer nesse instante, as chances de escalar uma árvore antes de eles atacarem são francamente desfavoráveis. Eu deveria me levantar, dar uma circulada, e tentar anular a rigidez de meus membros. Mas em vez disso, mantenho-me sentada, imóvel como a rocha que está embaixo de mim, enquanto o amanhecer começa a iluminar a floresta. Não tenho como lutar contra o sol. Posso apenas observar impotentemente como ele me carrega em direção a um dia que tenho abominado há meses."
Melhor quote: 
“Deixe-os ir, digo para mim mesma. Diga adeus e os esqueça. Eu tento meu melhor, pensando neles um por um, libertando-os como pássaros da cela protetora dentro de mim, trancando as portas para eles não retornarem.”


6 Comentários

  1. Em alguns aspectos 'Em Chamas' é melhor que Jogos Vorazes. Mas, como você disse, tem cenas que não dá pra imaginar tão "tensas" quanto no primeiro livro. Enfraqueceu um pouco. Mas sem dúvidas, grande livro.

    Carlos Magno,
    http://cantinadolivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Sinceramente, eu achei o segundo bem melhor que os outros dois. É instigante, tenso e frenético. Super recomendo.

    ResponderExcluir
  3. Gostei do livro. A arena desse é sensacional, mas achei o final um pouco confuso.

    http://blogprefacio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também achei o final um pouco confuso. Mas depois consegui organizar em minha mente os acontecimentos.
      E com certeza, a arena foi sensacional! kkk

      Beijos, Lê Lançanova
      Equipe Palácio de Livros

      Excluir
  4. Oii Leticia! Gostei da resenha, faço minhas suas palavras.
    "Em chamas" não me tocou muito como jogos vorazes, achei muito cruel tambem e talvez por isso eu nao tenha gostado tanto =/
    Parabens pela resenha!
    bjs

    http://leitorapaixonada19.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Das 3 capas, a que mais gosto é esta! Adorei esta cor...
    Sua resenha está de parabéns! :D
    O triste de uma série é que eles não conseguem ter o mesmo ritmo! Poxa!! :(
    Beijos

    ResponderExcluir

.