Livro: O Tocaio
Autor (a): Edison Rodrigues Filho
Editora: Primavera
Páginas: 196
ISBN: 9788561977726

Sinopse: Flávio Moretto é o xará, o Tocaio, de Flávio Fontoura, o Biotônico. Um triângulo amoroso inicialmente entre Amanda, Tocaio e Biotônico desencadeará uma trama cheia de mistério, permeada por política e história. Depois da suposta morte de Biotônico, é a vez do triângulo amoroso entre Tocaio, Amanda e uma garota parecida com Juliana, filha de Biotônico e Amanda. Uma dúvida paira se a garota é mesmo Juliana ou alguma moça parecida com ela. Tocaio confuso entre o amor por Amanda e a paixão pela garota. Será que este e outros mistérios se desfazem ao final da trama? Toda essa história é permeada por acontecimentos políticos, como quando estudantes foram às ruas fazer a campanha Fora Collor, que culminou no impeachment do então presidente da República.

  Tocaio foi escrito por Edison Rodrigues Filho e publicado pela Primavera Editorial. Autor de diversos livros juvenis como “O Segredo da Chave” e “O Segredo da Invisibilidade”, Edison Filho teve o livro “O Meio Circulante” indicado para o Prêmio Jabuti, na categoria Juvenil. Leia a resenha a seguir e conheça melhor sua obra intitulada de O Tocaio. 

     Flávio Moretto – ou melhor, Tocaio – sempre ficou à sombra de seu xará, Flávio Fontoura. Inclusive quando conheceram uma bela ruiva no ônibus: Amanda. Logo de cara, ambos ficaram encantados por essa garota, mas quem a conquistou de cara foi Flávio Fontoura, que sempre fora mais eloquente e arrojado. 
     Tocaio permaneceu por anos assistindo seu xará ter a vida que ele próprio havia pedido aos céus. Fontoura não só se casara com Amanda, como tivera uma filha igualmente ruiva e tivera ascensão com os negócios da família enquanto Tocaio se tornara professor de Literatura e continuava a saborear os fracassos de sua vida. Porém, a família Fontoura encontra a falência e decide armar um golpe para fugir dessa enrascada. 
     Tempos depois, Flávio Fontoura falece em um acidente de carro. Por mais triste que ficara, Tocaio não negou ajuda à viúva Amada e logo começaram a se relacionar. Tocaio substituiu seu melhor amigo em sua completa vida, inclusive em sua casa e em sua cama. Mas Juliana, filha de Amanda com Fontoura, não aceitava muito bem a presença de Tocaio em sua casa. 
     Tocaio sentia uma atração por Juliana indescritível e em um dia, enquanto dirigia seu carro durante uma chuva intensa, deu carona a uma garota incrivelmente parecida com sua enteada. Não demora muito e nosso protagonista começa a cotejá-la...

     Composto pela não-linearidade em seu enredo, O Tocaio se mostrou um livro inteiramente envolvente e arrebatador. Tendo sua estrutura narrativa em terceira pessoa e personagens bem aprofundados, foi impossível não atingir as 194 páginas com rapidez, e foi impossível interromper a leitura.
     O Tocaio tem uma linguagem mais rebuscada, porém, ainda sim, acessível. A narração tem a característica de “relato” em algumas cenas – principalmente nas memórias do passado – e interage bem com os diálogos, atribuindo a esta um equilíbrio admirável. O escritor brinca, também, de forma quase poética com os nomes e os fatos trágicos da sua própria história. Essa interação criativa e bem humorada autor-leitor fez ser impossível cansar dessa leitura gostosa, envoltória e atraente.
     O que também me fez insistir nessa obra foi a curiosidade que o autor fez crescer no leitor. Era possível não notar que O Tocaio era mais que um simples romance, e que tinha muita história escondida em seu enredo. Li-o até o seu fim com a imensa vontade de compreender e ver até onde Edison Filho levaria a sua trama e fiquei bem satisfeita com o seu desfecho.


     Os personagens foi um ponto fortíssimo, já que tinham suas características fortes e marcantes e acabavam seduzindo a atenção do leitor. Tocaio, nosso protagonista – pelo qual desenvolvi muita simpatia – foi um personagem muito bem empregado nessa obra, assim como seus coadjuvantes, como Amada – que me surpreendeu muitíssimo – e Juliana.
     Essa obra é constituída, sim, por pequenas cenas eróticas, e mais ainda por acontecimentos históricos. Edison Filho encarnou sua história em uma época complicada no Brasil, e mostrou as influencias que esses períodos geraram na vida das pessoas. Encontramos muito sobre o presidente Collor, João Goulart, Jânio Quadros, Tancredo Neves e até mesmo sobre a vilã ditadura militar. Definitivamente é um livro com conteúdo e, é um livro que garantirá não só a informação, mas a compreensão sobre os assuntos abordados. 
     Mas tenho que admitir que a narração mais complexa e o recurso “não-linear” acabou fazendo alguns capítulos serem extremamente confusos. Vi-me lendo e relendo várias vezes o mesmo parágrafo a fim de compreender melhor a mensagem que o autor quis transmitir. Fora esses pequenos incômodos, O Tocaio teve sua arquitetura muito bem desenvolvida e utilizada.
     Lembrei-me que algumas escolas literárias ao ler esse livro. Parecia que muitos estilos estavam contidos em O Tocaio, que me remeteu à outros clássicos que já tive contato. Acredito que Tocaio esteja destinado ao mesmo público que os romances Realistas e Modernistas, e arrisco dizer, Naturalistas conquistaram.
     O clímax do livro e seu desfecho fizeram toda a leitura valer muito a pena e, apesar de o livro não ter alcançado todo o seu potencial, acabei gostando muito de toda essa experiência literária. Este livro saiu muito de meu estilo, e, mesmo assim, foi bem agradável.

"Para ele, o tempo podia ser representado pela quantidade de livros nas estantes que ainda não leram."

     A diagramação dessa obra foi simples, porém bem construída. A capa é bonita, e suas cores bem atraentes. O que mais me incomodou nessa edição foram as páginas brancas, mas a fonte da letra contribuiu muito para que a leitura contínua acontecesse.
     Indico a leitura a todos que apreciam um bom romance e um enredo mais complexo, com diversas brechas a serem fechadas em seu desfecho. O Tocaio foi um livro surpreendente e, principalmente, arrebatador.

Primeiro Parágrafo:
"A sala de aula está apinhada de alunos dispersos e inquietos. Uma centena deles, afogados em calor e desleixo."
Melhor quote:
"Temia encontrar seu melhor amigo no meio de uma refrega sangrenta, e, por suas mãos, aniquilar quem conquistara o coração de sua amada desde o primeiro instante."


Um Comentário

  1. Olá, tudo bem?

    Tive que ler a sinopse do livro duas vezes para ver se eu tinha entendido mesmo! rsrsrsrs
    Achei muito interessante a história e gostei da sua resenha. Gosto de tramas assim, com reviravoltas!!

    Beijos
    www.serleitora.com.br

    ResponderExcluir

.