Livro: Minha Lista de Prioridades
Título original: The Priority List
Autor (a): David Menasche
Editora: Paralela
Páginas: 224
ISBN: 9788565530712

Sinopse: Aos 34 anos, David Menasche foi diagnosticado com câncer no cérebro. Seis anos depois, sofreu uma grave convulsão que tirou parte de sua visão, memória, mobilidade e — talvez a mais trágica de todas as perdas — sua capacidade de ensinar. Impossibilitado de continuar dando aulas, o professor decidiu interromper com os tratamentos recomendados pelos médicos e montou um plano audacioso: atravessar os Estados Unidos para contemplar o oceano Pacífico antes de perder totalmente a visão, usando o tempo que lhe restava para encontrar antigos alunos e perguntar a eles do que se lembravam do tempo em que passaram juntos. Ele havia sido importante? Tinha feito alguma diferença? Minha lista de prioridades é uma história real, ainda em construção. Um livro sobre pequenas epifanias, que se debruça com coragem sobre os temas mais complexos de nossa existência, nos fazendo refletir a cada página sobre o que realmente importa nesta vida.

Minha Lista de Prioridades foi escrito por David Manesche e conta a sua própria história de vida a partir de um momento difícil: o diagnóstico de câncer. Foi publicado no Brasil a partir da Editora Paralela em 2014 tendo uma altíssima nota no site de entretenimento "skoob". Confira a resenha a seguir!

      David Manasche amava o que fazia e não pensava e parar de ser professor do Ensino Médio. Ele tinha um dom para marcar a vida de seus alunos com ensinamentos e reflexões, contudo, em 2006 ele descobre que tem um câncer raro e terminal no cérebro e se questiona se conseguirá, de fato, a continuar dar aulas. 

      Mesmo com sintomas, David decide prosseguir com sua profissão e no ensino sobre a vida. Uma de suas características era a aula sobre a "Lista de Prioridades" onde seus alunos enumeravam suas prioridades e a partir disso, David trabalhava com os problemas particulares de seus alunos. 

      Contudo, por consequência de seus tratamentos para o câncer, nosso protagonista acaba perdendo 80% da visão e tem sua memória um pouco lesionada, obrigando-o a se afastar das salas de aulas. Mas David planeja então viajar por todo os Estados Unidos com a finalidade de reencontrar seus antigos alunos e descobrir se seus ensinamentos tiveram algum efeito na vida deles. Nessa aventura David aprenderá com seus alunos e refletirá sobre sua nova condição.



"Sei que você está sozinho David. Mas também sei que meu coração está com você em suas viagens e meus pensamentos te acompanham de um estado a outro [...]"

      Assim que tive contato com o livro, notei que Minha Lista de Prioridades não era uma biografia, apesar de ser uma história real da vida do próprio escritor. Essa obra tem uma narrativa firme — seguindo o estilo de livros ficcionais - o que fez a leitura ser fluida e extremamente envolvente —características que normalmente não existem num típico livro biográfico informacional.
      Em primeira pessoa, vemos com profundidade o pensamento e sentimentos de David, o que me fez ter vontade de conhecê-lo pessoalmente. Minha Lista de Prioridades deixa claro o quanto o protagonista é apaixonado pelo ensino e é um grande sábio lutador. Há, nessa leitura, muito bom humor o que nos afasta da melancolia e depressão que a doença tem a capacidade de trazer para algumas pessoas. Minha Lista de Prioridades não lhe faz querer chorar, apesar de lhe emocionar e marcar muito, e sim, de querer viver de verdade, aproveitar a vida como o protagonista fez e ser grata por tudo que tens.
      Trata-se  de um livro para reflexão e incentivo além de ser um exemplo de vida. Há muitas lições e ensinamentos num livro tão pequeno. A aula sobre a "Lista de Prioridades" me pareceu essencial e faz o leitor ter vontade de fazer a sua própria e criar rédeas em sua vida. Fechamo o livro e refletimos no modo como estamos "usando" nossa vida, se estamos dando realmente prioridade ao que interessa, se temos objetivos e como lidarmos com problemas que estavam tão claros e simples, mas que por ignorância, não tentamos ajeitá-los.
      Achei o livro perfeito para disseminar mais ainda  mais ainda os ensinamentos de David e alcançar a todos; além de poder ser exemplo para todos educadores. Fiquei pensando o poder desse livro no mundo e o poder de David em mobilizar todos que ele consegue atingir.


      Entretanto, a obra se preocupou em mostrar somente uma etapa da vida do protagonista, e isso me deixou um pouco decepcionada, porque gostaria muito de saber como ele está atualmente, depois daquela viagem tão especial. Portanto, cheguei a pesquisar sobre o autor e vi sua atuação na internet - David continua a conceder seu exemplo de vida por aí.



   
      A editora Paralela está de parabéns pela edição. A capa do livro demonstra para quem o livro ele se destina e foi ela que me arrebatou. Adoro livros que contam - ainda mais se forem reais - histórias em que as pessoas deixaram tudo para trás para viver. Acho que essa capa apresenta exatamente isso. A revisão e a tradução foram muito bem feitas e a fonte da letra e as páginas amareladas contribuíram muito para a leitura! 
      Gostaria muito de ler qualquer outro livro desse autor e torço para que ele tenha mais o que nos contar e ensinar. Esse livro é perfeito para quem enfrenta, atualmente, algum problema grave e está desmotivado. David Menasche consegue atribuir forças a quem procura por elas. Tendo um final de arrasar e sendo um livro demasiadamente tocante, Minha Lista de Prioridades é uma trama rápida e momentânea, mas que deixa suas marcas permanentes.


Primeiro Parágrafo: "Senti um zumbido no ouvido esquerdo. Não pensava que fosse algo importante , mas era tão irritante quanto um daqueles mosquitos chatos [...]"


Melhor Quote: " Às vezes me pergunto se um dia ele se deu conta do quanto nos fortaleceu, academicamente e pessoalmente. Ele não apenas nos ensinou, ele nos inspirou."






 


Deixe um comentário

.