Livro: Auggie & Eu 
Autor (a):  R. J. Palacio
Editora: Intrínseca
Páginas: 326
ISBN: 9788580578416

Sinopse: A história de Auggie Pullman, o menino de aparência incomum que tem encantado milhares de leitores desde o lançamento do romance Extraordinário, em 2013, ganha agora novas perspectivas: Julian, Christopher e Charlotte, personagens da vida de Auggie, narram nos três contos reunidos no livro Auggie e eu seus encontros e desencontros com o amigo extraordinário.O capítulo do Julian dá voz a um personagem controverso: o menino que liderava o bullying contra Auggie na escola. Enfim temos a oportunidade de entender o que o levou a agir dessa forma e o que Julian pensa das próprias ações. Em Plutão, o narrador é Christopher, o primeiro amigo de Auggie. Os dois meninos compartilham lembranças da infância e, apesar de terem se distanciado, aprendem que boas amizades sempre valerão um esforcinho a mais. Shingaling mostra Auggie pelos olhos de Charlotte, a única menina entre as três crianças escolhidas para apresentar a Auggie sua nova escola. Com ela entramos no universo das garotas e vemos como a chegada de Auggie afetou as relações entre elas.
Para quem sente saudades do menino cativante de feições e personalidade extraordinárias e tem curiosidade em saber mais sobre sua história, Auggie & eu é um verdadeiro presente.

     Auggie & Eu foi escrito pela mesma autora de "Extraordinário", R. J. Palacio, e publicado no Brasil pela Editora Intrínseca. Trata-se de uma junção dos três contos "O Capítulo de Julian", "Plutão" e "Shingaling", disponibilizados, inicialmente, somente em e-book.



      Julian foi um personagem muito marcante, em Extraordinário, por trazer a maioria dos problemas que Auggie precisou enfrentar na escola. Mesmo sendo um personagem secundário, acabou tendo grande repercussão, principalmente porque é possível vê-lo em muitas crianças cruéis por aí. Entretanto, apesar de suas maldades e sua arrogância, o personagem traz, a partir desse conto, muitos fantasmas do passado e problemas que permite entender suas ações impensadas. 
      Já o conto "Plutão" apresenta a história de Christopher, que achei essencial para sabermos como foi todo o "passado" de Auggie. Através desse conto, há a capacidade de refletirmos sobre os problemas de Auggie, suas cirurgias, sua perda de amizades, sua tristeza...
      O conto "Shigaling", em contra-partida, exibiu a vida de Charlotte, a mesma garota que fez parte das "boas-vindas" ao Auggie, quando entrou na escola. Essa trama fala muito sobre altruísmo, sobre as influência de outras pessoas, da fama, da pressão social. É um conto extremamente emocionante e real, que mostra perfeitamente como as crianças se sentem hoje em dia.


   
      Mergulhei na leitura de "Extraordinário" depois das inúmeras indicações que recebi. A capa, apesar de bonita, dava-me uma impressão muito diferente do que realmente era. Acreditei que era uma obra infantil, com um tema  infantil qualquer. Mas R. J. Palacio se mostrou muito eficaz em arrebatar crianças, jovens, e, incrivelmente, adultos! "Extraordinário" foi considerado por muitos, um livro fundamental à qualquer publico, pela mensagem que carregava —  e pelo modo como ela foi apresentada. Contundo, foi bem clara a decepção do público ao saber que a autora não pretendia, e estava muito firme, em não fazer uma continuação.
      Surpreendentemente, Palacio nos trouxe outro presente, que foram os contos dos personagens que participaram de "Extraordinário", não mostrando nada à frente da história que já sabemos  visto que não se trata de uma continuação  mas acrescentando detalhes na mesma trama, por meio de outros pontos de vista.
      Auggie & Eu começa com uma nota da autora explicando o motivo de não ansiar uma continuação do enredo de Extraordinário; expondo perfeitamente bem o motivo dela ter preferido concretizar seus personagens secundários. Julian, por exemplo, estava sendo julgado pelos leitores, e Palacio quis, por esse motivo e outros mais, trazer mais algumas lições para nós: a de que as pessoas carregam motivos diferentes para serem quem são. Foi uma obra muito essencial para compreendermos sua história tão complexa. 
      O livro traz narrações em primeira pessoa, com uma linguagem fácil e fluida, cheia de liberdade para expressar pensamentos, sentimentos e conversar com o leitor. Acredito que um dos pontos mais fortes nas tramas da autora é exatamente isso: o modo ilustre como exibe sua história, como muita facilidade e domínio. Parece, a todo momento, que Palacio estava confortável em escrever essas histórias — mas talvez essa sensação ocorra porque nós, leitores, sentimos justamente isso. 
      Tenho muito problemas com linguagens mais informais; normalmente, elas me incomodam bastante durante a leitura, se carregarem muitas pontuações e vícios — exclamação, repetições, perguntas em excesso. Se abrir "Auggie & Eu", é possível notar que essa obra está cheia dessas caracteristicas que citei, mas, surpreendentemente, não me incomodei — praticamente nem percebi — e isso demonstra a qualidade de um autor.


 

      Outra qualidade de "Auggie & Eu" é o amadurecimento dos personagens, que, independente de serem jovens, acabaram trazendo muitas reflexões e lidando com bastantes problemas. Auggie aparece com personagem secundário e continuou a me tocar nesse volume; já Christopher, Charlotte e Julian me despertaram empatia dessa vez.
       Palacio é muito firme e, ao mesmo tempo, discreta quando fala sobre gentileza. Esta é uma das palavras chaves nesse conjunto! Além disso, chegamos facilmente a conclusão de que as pessoas são o resultado de inúmeros acontecimentos e problemas, e que somos feitos de virtudes e defeitos, ao mesmo tempo — que não existe somente trevas ou somente luz. 
      A capa é linda e chama muito a atenção, principalmente de crianças — o que é genial! A edição está muito caprichada: não encontrei erros gramaticais, a fonte da letra e as páginas amareladas contribuíram para a leitura. As páginas que separam os contos são coloridas e mais lisas, além de ter alguns quotes inspiradores. A editora Intrínseca está de parabéns pela publicação! 
      Crianças, adolescentes e adultos precisariam, pelo menos uma vez na vida, lidar com uma história dessas, para refletir sobre suas atitudes e sobre os outros. "Auggie e Eu" deveria ser indicado nas escolas, assim como "Extraordinário". É uma leitura perfeita: não é monótona, é acessível e traz ensinamentos para a vida! 

Melhor Quote: "Um novo começo nos dá a chance de refletir sobre o passado, pesar as coisas que fizemos e aplicar aquilo que aprendemos com isso em nosso novo caminho. Se não examinarmos o passado, não aprendemos com ele."


8 Comentários

  1. Terminei de ler esse livro esses dias e só tenho uma coisa a dizer: sou apaixonada por todo o universo do Auggie <3
    R. J. Palacio é maravilhosa!

    Estou começando agora com o tema livros no meu blog, se puder, de uma olhada.
    Obrigada, beijos e sucesso sempre!
    http://complexandocomoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Vem conferir meu Blog junto com minha prima! Resenhas, livros, moda, filmes, séries, viagens e muito mais!
    https://luckforus.wordpress.com/2016/01/28/guia-connecticut/

    ResponderExcluir
  3. Adorei sua resenha!

    Já li Extraordinário e me apaixonei (também, como não se apaixonar pelo carisma de Auggie?!). Depois li 365 Dias Extraordinários e fiquei encantada com as frases que te faz realmente refletir em muitos momentos. Agora estou querendo infinitamente ler Auggie & Eu e depois de ler sua resenha, fiquei com mais vontade ainda! Obrigada rs.

    Parabéns pelo blog e pela dedicação. Ele é realmente lindo! Estou seguindo e se quiser conhecer o meu cantinho, será bem vinda.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Tenho Extraordinário parado na estante e também só recebi indicações positivas e agora lendo a resenha descobri que o que é bom continua nessa nova edição de contos. Estou fascinada com todas essas histórias preciso começar a ler logo. Adorei o blog grande abraço
    http://theluckstar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá Olá !
    Em primeiro lugar , gostaria de felicitar o blog fantástico, eu amo todas as mensagens que são uma inspiração para o nosso blog.
    Em segundo lugar, você poderia nos ajudar a seguir o nosso blog, porque não chega nem perto do famoso , lol ? Eu tenho que seguir .
    Grato pela atenção, muito bem sucedido e abraços! < 3
    Obsesión por la lectura <3

    ResponderExcluir
  6. Que lindoo!! Amei a resenha! Tenho Extraordinário e 365 Dias Extraordinários. Estou ansiosa agora para ler Auggie e Eu *.*

    www.estranhoscomoeu.com

    ResponderExcluir

  7. Livro Encruzilhada - Resenhas e dicas de livros incríveis!
    http://quantomaislivrosmelhor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Acabei de ler Extraordinário, adorei! Estou lendo 365 Dias Extraordinários e já estou doida pra ler Auggie e eu! <3

    ResponderExcluir

.