E o Memória Musical de hoje é cheio de aventuras em alto mar, descobertas e, claro, mistérios e contradições. Aqui, hoje e agora, músicas que de alguma forma lembram A Viagem do Descobrimento, de Eduardo Bueno. Quem perdeu a resenha, pode conferir aqui.


1 - NÃO FOI CABRAL, MC CAROL.
 Confesso que não sou muito fã de funk, mas quando ele vem em favor do conhecimento e do respeito, tenho de concordar que cumpre seu propósito enquanto arte. MC Carol dá um show de História nessa música que deixa claro: não foi Cabral quem descobriu o Brasil. É uma música que, inicialmente, lembra muito o livro. 

2 - DESCOBRIMENTO, TOQUINHO.
Outra música que, como o próprio nome deixa claro, trabalha com o Descobrimento do Brasil, que conta desde o momento do "terra à vista" ao momento em que a Carta de Caminha é enviada a Portugal. Realmente uma obra prima da música brasileira. 

Sobre o livro, deixo claro que foi uma ótima e rápida leitura — são pouco mais de cem páginas —, onde me senti cada vez mais rico em conhecimento, já que mais de 50% do livro me era desconhecido. E o pior de tudo é que isso me escapou mesmo sendo um ávido "devorador" das aulas de História — o que significa que temos de repensar o que andam ensinando nas escolas. Indico o livro para todos os amantes de História ou simplesmente para todos aqueles que desejam conhecer um pouco mais de nossa própria história e como se deu nossa identidade. É um pequeno gesto que já nos tira de uma grande ignorância, eu garanto. Leitura muito mais que recomendada! Para mim, deveria ser leitura obrigatória em todas as escolas.

E vocês? Já leram A Viagem do Descobrimento? Comentem quais músicas os fizeram lembrar do livro!


Deixe um comentário

.