Livro: Amor & Gelato 
Título Original: Love & Gelato 
Autor(a): Jenna Evans Welch
Editora: Intrínseca 
Páginas: 320
ISBN: 978-85-510-0234-6
Sinopse: Depois da morte da mãe, Lina fica com a missão de realizar um último pedido: ir até a Itália para conhecer o pai. Do dia para a noite, ela se vê na famosa paisagem da Toscana, morando em uma casa localizada no mesmo terreno de um cemitério memorial de soldados americanos da Segunda Guerra Mundial, com um homem que nunca tinha ouvido falar. Apesar das belezas arquitetônicas, da história da cidade e das comidas maravilhosas, o que Lina mais quer é ir embora correndo dali. Mas as coisas começam a mudar quando ela recebe um antigo diário da mãe. Nele, a menina embarca em uma misteriosa história de amor, que pode explicar suas próprias origens. No meio desse turbilhão de emoções, Lina ainda conhece Ren e Thomas, dois meninos lindos que vão mexer ainda mais com seu coração. Uma trajetória que fará Lina descobrir o amor, a si mesma e também aprender a lidar com a perda. Amor & Gelato é uma deliciosa viagem pelos mais românticos pontos turísticos italianos, com direito a tudo de mais intenso que o lugar tem a oferecer: desde paixões até corações partidos.

  Jenna Evans Welch passou parte da adolescência em Florença, onde passeava de scooter, dançava em chafarizes e tomava mais gelato do que deveria. Hoje mora em Salt Lake City, nos Estados Unidos, com o marido e o filho. 

   Lina é uma jovem muito dedicada que acaba de perder a mãe por causa de um câncer no pâncreas. Ela ainda está muito triste, mas antes de sua mãe morrer Lina prometeu que passaria o verão em Florença para conhecer seu pai — que ela nem sabia que existia. Assim que chega em Florença, um homem alto e com características bem diferentes dela vai buscá-la no aeroporto. Lina não está nada contente com essa viagem, até que chega na casa de seu pai. Ele é zelador de um cemitério, e Lina tem vontade de sair correndo de volta para sua casa, mas não tem outra saída. O verão na Toscana já começa com o pé esquerdo.
   Seu maior passa tempo — já que a internet não funciona — é correr nos arredores do cemitério. Ela não está preparada para ter uma conversa franca com seu pai sobre o passado e por isso acorda bem cedo pra correr e pensar nas coisas que sua mãe contou antes de morrer. Em uma dessas corridas ela vê um garoto italiano com uma bola de futebol e quando ela percebe eles já estão conversando. Ren se mostra super prestativo e leva Lina para conhecer vários lugares em Florença, além de apresentar ela para vários de seus amigos. Logo Lina se vê gostando da Itália e de seus novos amigos. Ela recebe um diário que sua mãe mandou para o cemitério e logo começa a ler, mas ela não esperava encontrar segredos. Nas primeiras páginas, Lina percebe que um mistério que envolve sua vida está escondido dentro das paginas daquele diário. Nossa protagonista decide que vai encontrar respostas e junto com Ren — seu fiel amigo —, vai viver uma aventura em busca de respostas, sendo que Amor & Gelato é um livro fofo com uma mensagem muito bonita sobre amor, amizade e recomeço. 


"Quando uma pessoa desiste de um relacionamento, não há nada que você possa fazer para segura-lá."

   Quando comecei o livro não fui com muitas expectativas. Imaginei que seria apenas um livro fofinho e muito amorzinho, mas eu estava super enganada. Amor & Gelato me mostrou muito sobre amizade, recomeço e também me fez viajar por cenários incríveis da Itália. Apresento a vocês mais um queridinho que vou levar pra vida. Foi uma leitura leve, descontraída, misteriosa e muito, muito fofa. Geralmente romance jovens tem um poder arrebatador sobre mim, e é um dos gêneros que mais gosto, por isso quando o livro chegou por aqui eu tratei de ler o mais rápido que pude.
   A narração foi o ponto alto da história. Lina narra no presente (a maior parte do livro) e a autora colocou trechos do diário da mãe dela (no passado), achei isso incrível, pois fiquei mais envolvida com a história. O diário também faz o leitor se sentir conectado com Lina e entender os sentimentos dela em relação ao pai. Nossa protagonista também tenta entender um pouco sua mãe, vendo na escrita se ela escondia segredos nunca antes contados. A escrita de Jenna é muito descritiva e detalhista, parecia que eu estava na Itália junto com Lina. Durante todo o livro eu percebi que os diálogos eram reis, que nada era forçado e eu gostei muito dessa experiência. 
   Cada ponto turístico foi descrito de forma detalhista e muito envolvente, juro pra vocês que eu realmente viajei para a Itália! Outros livros que li eram tão descritivos que a leitura ficava cansativa, mas nesse foi totalmente diferente, quanto mais eu via detalhes mais eu queria saber curiosidades sobre o local e sobre a história. A autora apresentou não só os pontos turísticos, mas também contou lendas sobre esculturas e até detalhes sobre a história da arte. O mais legal é que fui aprendendo e conhecendo tudo isso junto com a personagem, da mesma forma que era tudo novo para mim era para ela também. Tenho certeza que esse sentimento de estar dentro do livro aconteceu porque a autora passou grande parte da infância em Florença e fez questão de levar o leitor para essa viagem. 

"Florença é o lugar perfeito para se apaixonar e o pior lugar do mundo para ficar de coração partido"

   Nossa protagonista é cativante, divertida e cheia de incertezas com essa viagem. Ela ainda está sofrendo e de luto pela morte da mãe, sendo que em alguns relatos do livro o leitor sente o coração dela despedaçado — o meu também ficou. Lina é jovem e vai aprender muito em Florença, vai ver que o amor muitas vezes não depende de um laço sanguíneo e que os amigos de verdade às vezes podem estar logo ali na casa ao lado. Me senti totalmente conectada com a personagem e queria ajudá-la nessa busca por respostas.
   Não posso esquecer de falar do Ren, claro! Ele é um dos personagens mais fofos que já conheci. Assim que ele conhece Lina tenta ao máximo ajudar sua amiga e sempre gosta de ver ela sorrindo. Quando eu digo fofo é no nível mais alto de fofura, ok?  Howard — pai de Lina —, foi um personagem super legal, amei conhecer ele e até fiquei querendo saber mais sobre o mesmo. Durante todo o livro, Howard queria o bem estar de Lina e na minha opinião é um dos melhores pais que já conheci em minha vida literária. Achei cada detalhe desse livro maravilhoso, especialmente os pontos turístico de Florença. O mistério principal gira em torno do diário que guarda o passado da mãe de Lina, sendo que a leitura dos mesmo é dolorida e é ele que vai ser o motivo de grande parte dos acontecimentos e descobertas.
    A autora deu profundidade apenas para os personagens necessários, mas mesmo assim vários outros foram aparecendo e deixando a história ainda mais divertida. Gostei muito dos amigos de Ren e também da mãe dele — super divertida. O único personagem que queria ter conhecido mais foi o Howard — fiquei esperando mais dele na história, mas entendi que o foco do livro era outro. A história é linda, o romance é fofo e em consequência conhecemos Florença e o maravilhoso gelato. 
   A edição desse livro está uma gracinha, toda fofa e cheia de corações. A Editora Intrínseca fez um trabalho impecável na tradução e na revisão. As cores da capa foi o que que mais gostei, já que os tons combinam e deixam o livro ainda mais fofo. Se você está procurando uma história fofa e cheia de aprendizado, eu indico Amor & Gelato. A leitura foi emocionante, fofa, divertida e cheia de lugares incríveis. Fazia tempo que não lia uma história amorzinho nesse nível. Amei cada página. LEIAM, por favor!


Primeiro Paragrafo: "Você já teve dias ruins, não é? Sabe aqueles em que o alarme não toca, o pão praticamente pega fogo na torradeira e você lembra tarde demais que todas as suas roupas estão encharcadas, esquecidas na máquina de lavar? Aí você entra correndo na escola, quinze minutos atrasada, rezando para ninguém notar que seu cabelo está igual ao da noiva do Frankenstein, mas bem na hora em que senta no seu lugar, o professor berra um "Atrasada hoje, Lina?" e todo mundo olha para você".
Melhor Quote: "Uma vida sem verão é como um ano sem amor."

 


Deixe um comentário

.